Abstract - Open Access.

Idioma principal

Ocorrência de Aspergillus Seção Nigri Isolados de Uvas Passas

Ocorrência de Aspergillus Seção Nigri Isolados de Uvas Passas

Freire, Camila Alvarenga ; Freire, Luisa ; Lira, Nathasha De Azevedo ; Passamani, Fabiana Reinis Franca ; Batista, Luis Roberto ;

Abstract:

As frutas secas, como as uvas-passa, são produtos naturais e apresentam alto teor de açúcar e uma baixa atividade de água, favorecendo o crescimento de fungos xerofílicos e xerotolerantes produtores de micotoxinas. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo identificar fungos pertencentes à seção Nigri isolados de uvas passas comercializadas no município de Lavras - MG. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Micologia de Alimentos - Departamento de Ciência dos Alimentos – DCA/ UFLA. Foram analisadas dez amostras utilizando a técnica de plaqueamento direto, com desinfecção superficial, em meio de cultura DRBC, por 7 dias, a 25°C. Após este período, os isolados foram purificados em meio de cultura MA a 25°C por 7 dias. As culturas puras foram transferidas para os meios de identificação padronizados, CYA a 25°C e 37°C e MEA a 25°C por 7 dias. A identificação foi realizada através das características macro e microscópicas de acordo com manuais de identificação. Todas as amostras analisadas apresentaram contaminação com fungos filamentosos. Os níveis de contaminação variaram de 5% a 100%.Foram identificados, até o momento, 83 fungos pertencentes à seção Nigri: A.carbonarius (8), A.foetidus (10), A. aculeatus (1), A.niger Agregado (4), A.tubingensis (23), A. niger (36) e A. japonicus (1). A incidência de fungos Aspergillus Seção Nigri potencialmente ocratoxigênicos, A. niger e A. carbonarius é considerado um risco potencial de contaminação por ocratoxina A, comprometendo a segurança e qualidade das uvas passas. Estes resultados demonstram a necessidade de adoção de critérios de seleção das uvas passas e um controle efetivo no armazenamento, para evitar o desenvolvimento dos fungos potencialmente toxigênicos, mantendo a qualidade do produto e a proteção da saúde do consumidor, reduzindo a exposição à micotoxinas.

Abstract:

Palavras-chave: Uvas passas, Aspergillus, Fungos filamentosos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-084

Referências bibliográficas
Como citar:

Freire, Camila Alvarenga; Freire, Luisa; Lira, Nathasha De Azevedo; Passamani, Fabiana Reinis Franca; Batista, Luis Roberto; "Ocorrência de Aspergillus Seção Nigri Isolados de Uvas Passas", p. 533-534 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-084

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações