Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA INTERATIVA DE DESENVOLVIMENTO

LEARNING OBJECTS: AN INTERACTIVE PROPOSAL OF DEVELOPMENT

Torres, José ; Mendes, Angelita ; Souza, Márcio ;

Artigo Completo:

A sistematização do processo de desenvolvimento de objetos de aprendizagem - OAs - melhora a probabilidade de sucesso de sua construção. As metodologias propõem um procedimento, normalmente, baseado no processo de desenvolvimento de software, mas, às vezes, minoram no levantamento das especificações pedagógicas e tecnológicas desses objetos de aprendizagem. Este trabalho, assim, propõe um Processo de Desenvolvimento de OA Interativo – PDOAI – aqui entendido como conjunto de atividades capaz de transformar informações tecnológicas e pedagógicas em Objetos de Aprendizagem, de modo adequar esse processo de desenvolvimento às estratégias da instituição, atendendo às necessidades da sua estrutura de desenvolvimento. Esse processo, então, foi aplicado a uma unidade de uma disciplina de Engenharia, para a qual se mostrou adequada.

Artigo Completo:

The systematization of the learning objects' development process increases the probability of success of its construction. The methodologies propose a procedure normally based on the software's development, but sometimes it diminishes the collection of relevance of the pedagogical and technological specifications for those learning objects.The present study thus proposes an Interactive Development Process of Learning Object - PDOAI, in Portuguese - here understood as a set of activities able to transform pedagogical and technological information in Learning Objects, so that it suits that development process to the institution's strategies , by meeting the needs of its development structure. This process was then applied to an Engineering discipline unit , for which it proved to be suitable.

Palavras-chave: objeto de aprendizagem, metodologia, ambiente virtual de aprendizagem,

Palavras-chave: learning objects, methodology, virtual learning environment,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0043

Referências bibliográficas
  • [1] ABARCA, Reyna Melara (2014) et al. Wikification of Learning Objects Using Metadata as an Alternative Context for Disambiguation. Computación y Sistemas, Vol. 18, No. 4, 2014, pp. 755–765.
  • [2] BELLOCH, Consuelo (2017). Diseño Instrucional. Acessado em 04.01.2017.
  • [3] BRAGA, Juliana (2014) et al. Objetos de Aprendizagem. Volume 1 - Introdução e Fundamentos. Santo André, SP. Editora da UFABC. Coleção INTERA.
  • [4] _____ (2014) et al. Objetos de Aprendizagem Volume 2 - Metodologia de Desenvolvimento. Santo André, SP. Editora da UFABC. Coleção INTERA.
  • [5] COSTA, Ismael Antiqueira et al. (2014). Matriz de Design Instrucional da Metodologia para a Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, 2014.
  • [6] DESSIMONE, Teresa Cristina Gurgel (2006). Design de objetos de aprendizagem com bases na engenharia de software educativo e no design de interação. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação da Universidade Estadual do Ceará. Dezembro de 200
  • [7] KEMCZINSKI, Avanilde et al. (2012). Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos. Anais do 23º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), ISSN 2316-6533 Rio de Janeiro, 26-30 de Novembro de 2012.
  • [8] LUCENA, Sergio Vinícius (2014). Modelagem de requisitos baseada em cenários para o Storyboard da Metodologia para Construção de Objetos de Aprendizagem Interativos. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE 2014.
  • [9] OKADA, Alexandra (2016). Mapas do Conheci-mento com Recursos Educacionais Abertos Aplica-dos á Coaaprendizagem Baseada em Coinvestiga-ção. Coleção Agrinho. Acessado na Internet em 05.10.2016.
  • [10] ROZENFELD, Henrique et al. (2006). Gestão do desenvolvimento de produtos: uma referência para melhoria de processos. São Paulo. Editora Saraiva.
  • [11] TORRES, Patrícia Lupion et al. (2016). O uso de objetos aprendizagem em curso de extensão a distância. Acessado na internet em 22.2016
Como citar:

Torres, José; Mendes, Angelita; Souza, Márcio; "OBJETOS DE APRENDIZAGEM: UMA PROPOSTA INTERATIVA DE DESENVOLVIMENTO", p. 426-439 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações