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O papel da mobilidade urbana no fomento à cidade inteligente: o caso do Vale do Pinhão, Curitiba/PR

The urban mobility role in the promotion of a smart city: the case of Vale do Pinhão, Curitiba/PR

Witiuk, Rafael ; Skwarok, Aldrei ; Von Der Osten, Fabiana ;

Resumo:

O presente estudo, em um primeiro momento, descreve os conceitos que envolvem o processo de desenvolvimento de espaços inteligentes, sua importância no capitalismo contemporâneo e seu objeto de estudo: o Vale do Pinhão. Foi realizada a revisão da bibliografia existente acerca dos temas mobilidade urbana, cidade inteligente e economia criativa, com o objetivo de apresentar a correlação entre tais temáticas e demonstrar o papel central da mobilidade no âmbito do Projeto Vale do Pinhão e na busca de Curitiba pelo status de cidade inteligente. Como resultado destacam-se as iniciativas relacionadas à promoção da mobilidade ativa e as propostas de mobilidade inteligente, notadamente o uso de tecnologias de transporte inteligente – ITS, em contraponto à elevada participação do veículo automotor individual – que representa 46% dos deslocamentos na cidade. Conclui-se que este último, é um fator a ser combatido para o fomento da economia criativa sendo necessário ofertar serviços de mobilidade que permitam melhor relação usuário-cidade e melhor condição de infraestrutura, segurança e integração dos meios de transporte.

Resumo:

This study presents, firstly, the concepts involving the process of intelligent spaces development, its importance for the current stage of contemporary capitalism and its object of study: the Vale do Pinhão. A literature review was made on urban mobility, smart city and creative economy, to present the correlation between these themes and to demonstrate the central role of mobility in the Vale do Pinhão Project as well as providing to Curitiba a smart city status. As a result, active mobility related initiatives are highlighted, as well as proposals of smart mobility, especially the use of intelligent transport system – ITS, as opposed to the high participation of cars, which represents 46% of the modal split in the city. In conclusion, the elevated rate of cars participation is a factor to be combated for the promotion of a creative economy and it is necessary to offer mobility services that improves the relation between the city and their inhabitants and also promotes a better condition of infrastructure, security and integration in transports.

Palavras-chave: Mobilidade urbana, cidade inteligente, economia criativa,

Palavras-chave: Urban mobility, smart city, creative economy,

DOI: 10.5151/singeurb2019-113

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Como citar:

Witiuk, Rafael; Skwarok, Aldrei; Von Der Osten, Fabiana; "O papel da mobilidade urbana no fomento à cidade inteligente: o caso do Vale do Pinhão, Curitiba/PR", p. 846-852 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-113

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