Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
O imaginário tecnológico no confronto entre a cultura do impresso e a digital: um estudo de comparação tipológica
The technological imagery in the confrontation between print and digital culture: a typological comparison study
Günther, Albert Fischer ; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos ;
CIDI 2025:
A propagação das tecnologias de inteligência artificial suscitou novamente argumentos em favor do determinismo tecnológico, ao reafirmar o caráter supressivo da inovação. Este artigo tem por objetivo examinar o reavivamento deste fenômeno, a partir da tipologia de Bourdon. Como método, as abordagens identificadas foram organizadas segundo exemplos historiográficos do imaginário tecnológico. Em seguida, as partes integrantes foram articuladas analiticamente. Os resultados obtidos foram agrupados em três complexos interpretativos (histórico, produtivo e modos de vida), evidenciando que até mesmo as tecnologias disruptivas não possuem necessariamente a propriedade de anulação.
CIDI 2025:
The artificial intelligence technology spread has once again raised arguments in favor of technological determinism by reaffirming the suppressive nature of innovation. The aim of this article is to examine the revival of this phenomenon using Bourdon's typology. As a method, the identified approaches were organized according to historiographical examples of the technological imagery. The component elements were then analytically connected. The results obtained were grouped into three interpretative complexes (historical, productive and ways of life), showing that even disruptive technologies do not necessarily have the property of annulment.
Palavras-chave: imaginário tecnológico, cultura do impresso, cultura digital,
Palavras-chave: A continuación, se han articulado analíticamente sus componentes Los resultados obtenidos se agruparon en tres complejos interpretativos (histórico, productivo y modos de vida), mostrando que incluso las tecnologías disruptivas no tienen necesariamente la propiedad de anulación,
DOI: 10.5151/cidi2025-1089197
Referências bibliográficas
- [1] Aguiar, C. E. S. (2022). Antropoceno e o imaginário tecnológico contemporâneo.Tríade. 10 (23), p. e022006.
- [2] Behringer, W. (2006ncept. German History. 24, (3), 333–374.
- [3] Bourdon, J. (2018) The Casemunication History. Communication Theory. 28 (1), 89–109. Oxford University Press.
- [4] Chartier, R. (2003). Formas e Sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Mercado das Letras.
- [5] Clegg, C. S. (2015). The authority and subversiveness of print in early-modern Europe. In Howsam, L. (ed.) The Cambridge Companion to the History of the Book (pp. 125–142). Cambridge University Press.
- [6] Duffy S. E. (2000). Review of Eisenstein, Elizabeth L., The Printing Press as an Agent of Change: Communications and Cultural Transformations in Early-Modern Europe. H-Net Reviews. (pp. 1-3). Disponível em Eisenstein, E. L. (2011). Divine art, infrom first impressions to the sense of an ending. University of Pennsylvania Press.
- [7] Eisenstein, E. L. (1997). The Printing Press As An Agent of Change:communications and cultural transformations in early-modern Europe. Cambridge University Press.
- [8] Felinto, E. (2001). Materialidades da Comunicação: Por um Novo Lugar da Matéria na Teoria da Comunicação. Ciberlegenda. 5. Ed. especial. Disponível em
- [9] Feamentos para uma definição operatória de imaginário tecnológico. Galáxia. 6. 165–188.
- [10] Festinger, L., Riecken, H. W. & Schachter, S. (1956). When Prophecy Fails. University of Minnesota Press.
- [11] Furtado, J. A. (2003). O Papel e o Pixel. Ciberscópio, 167, (3), 156–167. Disponível em
- [12] Gil. Atlas.
- [13] Gumbrecht, H. U. (2010). Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Contraponto.
- [14] Hanke. M. M. (2006). Materialidade da Comunicação: um conceito para a Ciência da
- [15] Comunicação? Contracampo. 14. 215–228.
- [16] Hedstrom, M. & Montgomery, S. (2008). Digital Preservation Needs and Requirements in RLG Member Institutions. Digital Preservation Coalition. Disponível em
- [17] estion Concerning Technology and Other Essays. Garland Publishing.
- [18] Helmers, H., Lamal N. & Cumby, J. (2021).Introduction: The Printing Press as an Agent of Power.In Helmers, H., Lamal N. e Cumby, J. (ed.) Print and Power in Early Modern Europe (1500-1800). Koninklijke Brill (pp. 1–17).
- [19] Kurlansky, M. (2016). Paper: paging through history. W. W. Norton & Company.
- [20] Laia, E. J. M., Bravin, A., Guimarães, L. L. & Morais, M. M. (2024). Inteligência artificial e jornalismo: alianças possíveis para traduções além do humano.Galáxia, 49, (pp. 1–22).
- [21] Mcutenberg: a criação do homem tipográfico. Companhia Editora Nacional.
- [22] Pareyson, L. (1993). Estética: teoria da formatividade. Vozes.
- [23] Roncaglia, G., Meschini, F. (2006). E-book per gli studenti: problemi di supporto, di formato e di distribuzione. l’Università della Tuscia. (pp.19-38).
Como citar:
Günther, Albert Fischer; Santos, Flávio Anthero Nunes Vianna dos; "O imaginário tecnológico no confronto entre a cultura do impresso e a digital: um estudo de comparação tipológica", p. 73-86 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1089197
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
