Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
O fazer editorial nos anos 1920: Uma análise gráfica da revista Era Nova (1921 a 1926)
Editorial production in the 1920s: A graphic analysis of the magazine Era Nova (1921 to 1926)
Duarte, Ayanne Andrade ; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy ; Burity, Luiz Mário Dantas ;
CIDI 2025:
Este artigo visa analisar graficamente o projeto editorial da Revista Era Nova, de 1921 a 1926, a partir da análise de 6 números, um de cada ano, a fim de observar como se dava a produção imagética dos anos 1920 e a disposição dos elementos gráficos, ter um panorama geral sobre a publicação e observar as transformações gráficas e projetuais ao longo dos anos de sua veiculação. O periódico foi digitalizado e catalogado pelo grupo de pesquisa “Os modernismos na Paraíba: a revista Era Nova e a novela Reflexões de uma cabra”, promovido por meio da Fundação Casa de José Américo (FCJA) e financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). A amostragem foi caracterizada por 6 edições comemorativas referentes à data da primeira edição publicada da Era Nova, de 1921 a 1926 e foi analisada de acordo com suas características editoriais resultando em observações descritivas detalhadas do fazer editorial dos anos 1920.
CIDI 2025:
This article aims to graphically analyze the editorial project of Revista Era Nova, from 1921 to 1926, based on the analysis of 6 issues, one from each year, in order to observe how the image production of the 1920s took place and the arrangement of the graphic elements, have a general overview of the publication and observe
Palavras-chave: memória gráfica, história do design, design editorial, análise gráfica, revista impressa, era nova, ,
Palavras-chave: graphic memory, history of design, editorial design, graphic analysis, printed magazine, era nova,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091296
Referências bibliográficas
- [1] Abrantes, A. (2015). Do álbum de família à vitrine impressa: Trajetos de retratos (PB, 1920). Revista Temas em Educação, 24(especial), 45-57.
- [2] Burity, L. M., & Abrantes, A. (2024). A revista Era Nova na Paraíba: notas de um modernismo de estado. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, 14(31), 121–156.
- [3] Cardoso, R. (2005). O design brasileiro antes do design (pp. 43, 57). Cosac Naify.
- [4] Cardoso, R. (2022). Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil, 1890-1945. Companhia das Letras.
- [5] Dutra, T. L. M. (2012). Jornal Posição - A função de sua identidade gráfica na memória coletiva capixaba [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade Federal do Espírito Santo.
- [6] Fonseca, L. P. (2016a). Uma revolução gráfica: Julião Machado e as revistas ilustradas no Brasil, 1895-1898. Editora Edgard Blücher Ltda; Universidade Federal do Espírito Santo.
- [7] Fonseca, L. P. (2016b). Conjunto Metodológico para pesquisa em História do Design a partir de materiais impressos. Revista Brasileira de Design da Informação, 13(2), 143–161.
- [8] Fonseca, L. P. (2021). Memória Gráfica Brasileira. Chapon: Cadernos de Design - Centro de Artes, UFPEL, 2.
- [9] Gomes, A. M. C., & Hansen, P. S. (2016). Intelectuais mediadores: Práticas culturais e ação política (1a ed.). Civilização Brasileira.
- [10] Meggs, P. B., & Purvis, A. W. (2009). História do Design Gráfico (pp. 249, 359). Cosac Naify.
- [11] Mello, A. P. (2022). Modernidade Ilustrada: Análise gráfica de capas da Revista Era Nova de 1921 a 1925 [Trabalho de Conclusão de Curso]. Instituto Federal da Paraíba.
- [12] Porta, F. (1958). Dicionário de artes gráficas. Livraria Cruz.
- [13] Sevcenko, N. (1992). Orfeu extático da metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. Companhia das Letras.
- [14] Tonini, J., Paiva, R., Torres, L., Dutra, T., Fonseca, L. P., & Pacheco, S. (2010). Desenvolvimento da ""Ficha de coleta de dados"" para a análise gráfica da revista Vida Capichaba. In Anais do 9º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
- [15] Wheeler, A. (2008). Design de identidade de marca: Um guia completo para a criação, construção e manutenção de marcas fortes (2a ed., p. 12). Bookman.
Como citar:
Duarte, Ayanne Andrade; Baptista, Turla Angela Alquete de Arreguy; Burity, Luiz Mário Dantas; "O fazer editorial nos anos 1920: Uma análise gráfica da revista Era Nova (1921 a 1926)", p. 1227-1249 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091296
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
