Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O ensino remoto do design em tempos de isolamento social: a interação com máscara antiviral como temática para uma aprendizagem significativa.

Remote design teaching in times of social isolation: interaction with an antiviral mask as a theme for meaningful learning.

Silva, Camila Assis Peres ;

Artigo:

O presente trabalho se trata de um estudo de caso e se insere no debate acerca do enfrentamento pelos profissionais da educação em design à pandemia causada pelo Covid-19. Tem por objetivo compartilhar uma alternativa identificada para adaptação de uma disciplina teórico-práticas ao ensino remoto, sem prejuízo na qualidade da interação docente-discente. Para tanto, apresenta-se nesse trabalho uma breve apresentação do cenário de pandemia e as contribuições da teoria da aprendizagem significativa postula pelo psicólogo da educação David Ausubel. Em seguida, apresenta-se a disciplina de design a partir de sua ementa, metodologia e recursos utilizados e as formas de avaliação. A partir dos resultados apresentados pelos alunos, discute-se os efeitos da interação com as máscaras antiviral para a aprendizagem do conteúdo proposto. Tendo utilizado uma temática com significado, isto é, partindo da realidade conhecida pelos alunos, o conteúdo foi amplamente discutido e não houve sequer um cancelamento ou reprovação na disciplina.

Artigo:

This work is a case study and is part of the debate about how design education professionals face the pandemic caused by Covid-19. Its objective is to share an identified alternative for adapting a theoretical-practical discipline to remote teaching, without prejudice to the quality of teacher-student interaction. Therefore, this work presents a brief presentation of the pandemic scenario and the contributions of the meaningful learning theory postulated by educational psychologist David Ausubel. Then, the design discipline is presented from its syllabus, methodology and resources used and the forms of evaluation. Based on the results presented by the students, the effects of interaction with antiviral masks for learning the proposed content are discussed. Having used a meaningful theme, that is, starting from the reality known by the students, the content was widely discussed and there was not even a cancellation or failure in the subject.

Palavras-chave: ensino remoto, máscara antiviral, aprendizagem significativa,

Palavras-chave: remote teaching, antiviral mask, meaningful learning,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-25

Referências bibliográficas
  • [1] Bacich, Lilian; Moran, José (orgs.). (2018). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem téorico-prática [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Penso.
  • [2] Brasil. Portaria MEC nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19.. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376. Acesso em: 5 jul. 2021.
  • [3] Iida, I. (1997). Ergonomia: Projeto e Produção. 4 ed. São Paulo: Edgard Blücher.
  • [4] Jordan, P. W. (2004). Designing Pleasurable Products. Londres: CRC Press, 200
  • [5] Löbach, B. (2001). Design Industrial. São Paulo: Ed. Blucher.
  • [6] Moran, J. M.; Masetto, M. T.; Behrens, M. A. (2004). Novas tecnologias e mediação pedagógica. 8 ed. Campinas, SP: Papirus.
  • [7] Moreira, M. A. (2017). Ensino e aprendizagem significativa. São Paulo: Ed. Livraria da Física.
  • [8] Nascimento, V. O. (2020). Avaliação da percepção do idoso sobre a usabilidade dos sistemas de abertura de embalagens alimentícias. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020
  • [9] Nielsen & Norman Group. (n.d.). Ux is people. Disponível em https://www.youtube.com/c/NNgroup/videos
  • [10] Norman, D. (2008). Design emocional. Rio de Janeiro: Rocco.
  • [11] Preece, J.; Rogers, Y.; Sharp, H. (2013). Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman.
  • [12] Saldanha, L. C. D. (2020). O discurso do ensino remoto durante a pandemia de covid-19. Revista Educação e Cultura Contemporânea, 17(50), 124-144. ISSN online: 2238-1279
  • [13] StudioLab. (n.d.). Pieter Desmet. Disponível em https://studiolab.ide.tudelft.nl/studiolab/desmet/
  • [14] Zabala, A. (1998). A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed.
Como citar:

Silva, Camila Assis Peres; "O ensino remoto do design em tempos de isolamento social: a interação com máscara antiviral como temática para uma aprendizagem significativa.", p. 349-368 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-25

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações