Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

O Designer Popular Digital e o Campo do Design

The Popular Digital Designer and the Design Field

Santos, Luciano Skorianez de Aquino ; Cardoso, Fernanda de Abreu ;

Artigo:

Neste artigo, apresentamos parte das reflexões realizadas na pesquisa de Mestrado em andamento sobre a atuação dos produtores do Campo do Design reconhecidos como “populares”, que se utilizam de ferramentas digitais na prática profissional, os designers populares digitais. Nosso objetivo é fazer uma reflexão sobre o espaço social ocupado por esses produtores, a partir da análise de seu campo de atuação e as disputas por legitimação de sua prática no mundo digital. No contexto da Pandemia de Covid-19, com a acentuada queda de renda das classes produtivas e a escalada do desemprego formal para grande parte da população brasileira, cabe analisar como se dão as relações de trabalho e a prática profissional deste grupo de profissionais informais do Campo do Design. A necessidade de distanciamento social alterou a metodologia de trabalho prevista, especialmente o trabalho de campo, mas trouxe também novas possibilidades de avaliação e análise a partir desta nova realidade. Relatamos aqui parte dos resultados da observação direta (não-participante) de espaços virtuais de encontro de produtores e pretendentes deste grupo, as comunidades relacionadas ao termo “Design Gráfico” da rede social Facebook, local onde profissionais de grupos sociais distintos se encontram no ambiente da internet. Como suporte para os resultados desta observação, empregamos como referencial teórico a teoria de Campo de produção de bens simbólicos de Pierre Bourdieu, para refletir sobre a posição desses agentes sociais a partir do acúmulo de capitais e possibilidades de distinções sociais estabelecidas nas relações virtuais observadas. Abordamos os produtores populares a partir da ótica do Design como prática social, relacionando sua produção com as suas condições de existência, utilizando autores como Fernanda Cardoso e Alberto Cipiniuk.

Artigo:

In this article, we present part of the reflections carried out in the ongoing Master's research on the role of producers in the Design field recognized as “popular”, who use digital tools in their professional practice, the popular digital designers. Our objective is to reflect on the social space occupied by these producers, based on the analysis of their field of action and the disputes for legitimizing their practice in the digital world. In the context of the Covid-19 Pandemic, with the sharp drop in income of the working classes and the escalation of formal unemployment for a large part of the Brazilian population, it is worth analyzing how the work relations and professional practice of this group of informal professionals from the Field of Design. The need for social distancing changed the expected work methodology, especially field work, but it also brought new possibilities for evaluation and analysis based on this new reality. We report here part of the results of direct observation (non-participant) of virtual spaces where producers and applicants of this group meet, the communities related to the term "Graphic Design" of the social network Facebook, a place where professionals from different social groups meet in the environment from Internet. As support for the results of this observation, we used Pierre Bourdieu's Field theory of symbolic goods production as a theoretical framework, to reflect on the position of these social agents based on the accumulation of capital and possibilities of social distinctions established in the observed virtual relations. We approach popular producers from the perspective of Design as a social practice, relating their production to their conditions of existence, using authors such as Fernanda Cardoso and Alberto Cipiniuk.

Palavras-chave: Campo do Design, prática social, Design popular digital,

Palavras-chave: Design Field, Social Practice, popular digital design,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-29

Referências bibliográficas
  • [1] Bourdieu, P. (2005). A Economia das Trocas Simbólicas (S. Miceli, S. de A. Prado, S. Miceli, & W. C. Vieira (Trads.); 6o ed). Ed. Perspectiva.
  • [2] ___________(2006). A produção da crença. Contribuição para uma economia dos bens simbólicos (Maria da Graça Jacintho Senon (Trad.); 3o ed). Ed. Zouk.
  • [3] Cardoso, F. D. A. (2003). Design gráfico vernacular: a arte dos letristas [Dissertação de Mestrado, Puc-RJ]. https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.4201
  • [4] ___________(2010). O Universo Simbólico do Design Gráfico Vernacular [Tese de Doutorado, Puc-RJ]. https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.15975
  • [5] Castioni, R., de Melo, A. A. S., Nascimento, P. M., & Ramos, D. L. (2021). Brazilian federal universities in the Covid-19 pandemic: student internet access and emergency remote Teaching. Ensaio, 29(111), 399–419. https://doi.org/10.1590/S0104-40362021002903108
  • [6] Cavallini, M. (2020). Trabalho online pode ser alternativa para quem está sem renda; veja áreas em alta. Concursos e Emprego, G1. https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2020/07/04/trabalho-online-pode-ser-alternativa-para-quem-esta-sem-renda-veja-areas-em-alta.ghtml
  • [7] Cipiniuk, A. (2014). Design - O livro dos porquês: o campo do Design compreendido como produção social. Ed. Reflexão.
  • [8] Designer Gráfico. (2021). Facebook. https://www.facebook.com/groups/1022557834485410
  • [9] Designer Gráfico (Jobs). (2021). Facebook. https://www.facebook.com/groups/designergraficojobs/
  • [10] Designer Gráfico Freelancer e Home Office #DGFH. (2021). Facebook. https://www.facebook.com/groups/dgfho
  • [11] Fourez, G. (1995). A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. Universidade Estadual Paulista.
  • [12] Lima, M. (2020). Trabalho como freelancer cresce e se consolida como opção de carreira. VOCÊ S/A. https://vocesa.abril.com.br/carreira/freelancer-cresce-em-meio-a-pandemia-e-se-consolida-como-opcao-de-carreira/
  • [13] Senne, F. (2021). Internet na pandemia COVID-19: dinâmicas de digitalização e efeitos das desigualdades. Para além da conectividade: Internet para todas as pessoas, 2, 1–10. https://www.cetic.br/pt/publicacao/ano-xiii-n-2-para-alem-da-conectividade-internet-para-todas-as-pessoas/
  • [14] Tenente, L., & Santos, E. (2021). ‘Depois de tanta luta, precisei abrir mão da vaga na universidade’: como a pandemia pode reduzir no de jovens com diploma. Educação, Portal G1. https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/08/14/impacto-pandemia-ensino-superior.ghtml
Como citar:

Santos, Luciano Skorianez de Aquino; Cardoso, Fernanda de Abreu; "O Designer Popular Digital e o Campo do Design", p. 421-436 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-29

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações