Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
O Design Instrucional como agente potencializador do ensino do macramê no meio digital através de vídeos curtos.
Instructional Design as an agent that enhances the teaching of macramé in the digital environment through short videos.
P. Neto, João V. ; Cadena, Renata A. ; Machado, Ana C. S. ;
CONGIC 2025:
Este artigo aborda a criação de uma série de vídeos curtos didáticos que promovem a técnica artesanal macramê, assegurando um conteúdo educativo embasado em parâmetros do design instrucional para redes sociais. A série de vídeos foi publicada no perfil da marca Cheio de Nó, na plataforma Instagram, com o objetivo de ensinar a técnica do macramê de forma acessível e alternativa. Com base no modelo metodológico ADDIE, recorrentemente utilizado em projetos de cunho educativo, os processos asseguraram o desenvolvimento do material didático. Por fim, são avaliadas as métricas da plataforma digital onde os vídeos foram implementados e estão disponíveis ao público, confirmando a importância do design instrucional para potencializar esta forma de aprendizado.
CONGIC 2025:
This article discusses the creation of a series of short educational videos that promote the macramé craft technique, ensuring educational content based on parameters of instructional design for social networks.
Palavras-chave: design instrucional, educação, audiovisual, comunicação,
Palavras-chave: instructional design, education, audiovisual, communication,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091786
Referências bibliográficas
- [1] Barreiro, R. C. (2016). Um breve panorama sobre o design instrucional. EaD em Foco, 6(2). Disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/375 Acesso em 6 mar. 2025.
- [2] Campos, L. C., & Garcia, M. N. (2012). Pensando nos nós do macramê: uma história, uma técnica, um lugar de memória no cotidiano feminino. 1920, Rio de Janeiro. Disponível em http://www.dezenovevinte.net/arte%20decorativa/aa_macrame.html Acesso em 6 mar. 2025.
- [3] Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo:Pearson Education do Brasil, 2008.
- [4] Gomes, L. (2009). Vídeos didáticos: uma proposta de critérios para análise. Revista Brasileira De Estudos Pedagógicos, 89(223). https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.89i223.688 Acesso em 18 mar. 2025.
- [5] Lima, R. G. (2017). Publipost: a influência do Instagram no comportamento da jovem consumidora (Monografia de Graduação, Centro Universitário de Brasília). Disponível em https://repositorio.uniceub.br/jspui/handle/235/11410 Acesso em 10 mar. 202
- [6] Maia, J. M. (2021). O Instagram como estratégia de comunicação (Monografia de Graduação,
- [7] Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto). Disponível em https://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3598 Acesso em 10 mar. 2025.
- [8] Portal Terra. (2020). Macramê: a nova moda das artes manuais. Disponível em https://www.terra.com.br/noticias/macrame-a-nova-moda-das-artes-manuais Acesso em 18 mar. 2025.
- [9] Torres, C. (2009). A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo:Novatec,200
Como citar:
P. Neto, João V.; Cadena, Renata A.; Machado, Ana C. S.; "O Design Instrucional como agente potencializador do ensino do macramê no meio digital através de vídeos curtos.", p. 2391-2404 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091786
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações