Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

NARRATIVAS EM HIPERMÍDIA PARA AMBIENTES VIRTUAIS INCLUSIVOS: UM ELO ENTRE SURDOS E OUVINTES

NARRATIVES IN HYPERMEDIA FOR LEARNING MANAGEMENT SYSTEM: A LINK BETWEEN TO DEAF AND HEARING

Quevedo, Silvia Regina Pochmann de ; Vanzin, Tarcisio ; , ;

Poster:

Este artigo apresenta a experiência do uso de narrativas junto a alunos surdos e ouvintes na perspectiva da inclusão e da hipermídia. A possibilidade de apresentar um mesmo conteúdo instrucional em diferentes linguagens compõe discursos diferenciados. Cada tipo de discurso narrativo pode ser percebido como mais acessível ou inteligível por alguns usuários e menos por outros. O método utilizado baseou-se na Análise do Discurso proposta por Norman Fairclough, com foco na sintaxe utilizada pelos participantes e na tomada de turnos em Grupo Focal, com posterior verificação da aprendizagem. O estudo demonstrou limites da hipermídia em narrativas e recomendações para sua construção em AVEAs inclusivos. A narrativa em hipermídia baseada na argumentação técnica e dissertativa prevaleceu sobre os demais gêneros narrativos como a forma preferida de aprendizagem para surdos e ouvintes.

Poster:

This article presents the experience of using narratives with deaf and hearing students from the perspective of inclusion and hypermedia. The possibility of presenting the same instructional content in different languages composes differentiated discourses. Each type of narrative discourse can be perceived as more accessible or intelligible by some users and less by others. The method used was based on the Discourse Analysis proposed by Norman Fairclough, focusing on the syntax used by the participants and the turn-taking in Focal Group, with subsequent verification of learning. The study demonstrated limits of hypermedia in narratives and recommendations for its construction in inclusive Learning Management Systems. The narrative in hypermedia based on technical and dissertative argumentation prevailed over the other narrative genres as the preferred form of learning for the deaf and hearing.

Palavras-chave: narrativas, hipermídia, surdos,

Palavras-chave: narratives, hypermedia, deaf,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0054

Referências bibliográficas
  • [1] BRUCKMEIER, J.; HARRÉ, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia, Reflexão e Crítica, vol.16, nº 3. Porto Alegre, 2003. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-79722003000300011&script=sci_arttext. Acesso em nov. 2016.
  • [2] CAMPBELL, S. Múltiplas faces da inclusão. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2009.
  • [3] CALDAS-COUTHARD, C. R. Narrativas e Análise Crítica do Discurso. [mensagem pessoal] Mensagem recebida por: . em nov. 2012.
  • [4] MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: O futuro da narrativa no ciberespaço. Itaú Cultural, Unesp, São Paulo: 2003.
  • [5] SANTAELLA, L. Linguagens líquidas na era da mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
Como citar:

Quevedo, Silvia Regina Pochmann de; Vanzin, Tarcisio; , ; "NARRATIVAS EM HIPERMÍDIA PARA AMBIENTES VIRTUAIS INCLUSIVOS: UM ELO ENTRE SURDOS E OUVINTES", p. 546-553 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0054

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações