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MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FRAGILIDADES PERCEBIDAS PELO USUÁRIO

MOODLE AS A VIRTUAL ENVIRONMENT TO SUPPORT THE PEDAGOGICAL MEDIATION: USER-PERCEIVED FRAGILITIES

Schuelter, Giovana; Bleicher, Sabrina; Mello, Carlos de; , ;

Artigo Completo:

Inúmeras são as possibilidades para o desenvolvimento de processos educativos amparados pelas tecnologias, na modalidade a distância ou no ensino presencial. O diferencial está na qualidade da mediação do processo educativo, onde os envolvidos necessitam de plataformas de aprendizagem que possibilitem interação, compartilhamento e colaboração de qualidade. Nesta perspectiva, este artigo apresenta uma avaliação das fragilidades apresentadas pela plataforma Moodle quando utilizada como ambiente virtual de apoio a mediação pedagógica. A avaliação foi realizada por estudantes da Pós-graduação em Formação Pedagógica para Docência na Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), curso ofertado integralmente a distância. Assim sendo, este trabalho apresenta assuntos focados na mediação pedagógica de ambientes virtuais de ensino aprendizagem e, em seguida, apresenta a avaliação realizada: sua metodologia, os resultados obtidos e as considerações finais. Espera-se, com esta publicação, contribuir com as pesquisas da área.

Artigo Completo:

There are countless possibilities for the development of educational processes supported by technologies, in the distance modality or in face-to-face teaching. The difference lies in the quality of the mediation of the educational process, where those involved need learning platforms that allows quality interaction, sharing and collaboration. In this perspective, this article presents an evaluation of the fragilities presented by the Moodle platform when used as a virtual environment to support pedagogical mediation. The evaluation was carried out by students of the Postgraduate Course in Pedagogical Training for Teaching in Professional and Technological Education of the Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), a distance education course. Therefore, this paper presents subjects focused on the pedagogical mediation of virtual learning environments and also presents the evaluation: its methodology, the results obtained and the final considerations. It is hoped, with this publication, to contribute with the researches of the area.

Palavras-chave: Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem, Moodle, Fragilidades,

Palavras-chave: Virtual Environment of Teaching and Learning, Moodle, Fragilities,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0051

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Como citar:

Schuelter, Giovana; Bleicher, Sabrina; Mello, Carlos de; , ; "MOODLE COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APOIO A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA: FRAGILIDADES PERCEBIDAS PELO USUÁRIO", p. 508-520 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0051

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