Outubro 2019 vol. 6 num. 3 - 7º Simpósio Design Sustentável

Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Modernização, progresso e desenvolvimento: desafios para o design na construção de perspectivas locais contra-hegemônicas

Silva, Sâmia Batista e ; Lessa, Washington Dias ;

Artigo completo:

Para compreender as perspectivas de desenvolvimento econômico e suas interfaces com o design, torna-se fundamental revisar as narrativas que conformam as políticas de desenvolvimento implementadas pelos governos nas iniciativas de modernização de territórios considerados atrasados, especialmente por meio de projetos de cooperação internacional. O presente artigo apresenta uma sucinta cronologia das teorias do desenvolvimento econômico, visando a compreensão de alinhamentos com a prática do design, abrangendo as medidas implementadas desde o processo de modernização no estabelecimento do capitalismo, até perspectivas atuais, que permitem a reflexão sobre o desenvolvimento a partir de uma ótica local, com a participação do design. A pesquisa bibliográfica foi o método utilizado para melhor compreender os discursos que definem as intervenções de designers junto a grupos vulnerabilizados social, territorial e economicamente.

Artigo completo:

Palavras-chave: Design, desenvolvimento, modernização, diversidade, decolonialismo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/7dsd-3.2.051

Referências bibliográficas
  • [1] CARDOSO, Rafael. Design para um Mundo Complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
  • [2] ESCOBAR, A. El “postdesarrollo” como concepto y práctica social. In: Daniel Mato (coord.), Políticas de economía, ambiente y sociedad en tiempos de globalización. Caracas, Facultad de Ciencias Económicas y Sociales, Universidad Central de Venezuela, p. 17-31, 2005.
  • [3] LÉNA, P. Os limites do crescimento econômico e a busca pela sustentabilidade: uma introdução ao debate. In: Léna, P. e Nascimento, E.P. (orgs.), Enfrentando os limites do crescimento – sustentabilidade, decrescimento e prosperidade. R. Janeiro, Garamond, 2012.
  • [4] MALUF, R. S. Atribuindo sentido(s) ao desenvolvimento econômico. Estudos Sociedade e Agricultura, 15, 53-86, 2000.
  • [5] MARGOLIN, Victor. Design para o desenvolvimento: mapeamento do contexto. In:
  • [6] PATROCÍNIO, Gabriel; NUNES, José Mauro (org). Design & Desenvolvimento: 40 Anos Depois. São Paulo: Blucher, 2015.
  • [7] MITSCHEIN, A. Thomas. Os povos colonizados, a via não capitalista ao desenvolvimento industrial e o legado de Franz Fanon para o hemisfério sul. Belém: IEMCI/UFPA, 2018.
  • [8] STAVENHAGEN, Rodolfo. Etnodesenvolvimento: uma dimensão ignorada no pensamento desenvolvimentista. Anuário Antropológico, 84, p. 11-44, 1985.
  • [9] TUNSTALL, Elizabeth. Decolonizing Design Innovation: Design Anthropology, Critical Anthropology, and Indigenous Knowledge In: Gunn W, Otto T, Smith RC, eds. 2013. Design Anthropology: Theory and Practice. London: Bloomsbury. p. 393-425.
Como citar:

Silva, Sâmia Batista e; Lessa, Washington Dias; "Modernização, progresso e desenvolvimento: desafios para o design na construção de perspectivas locais contra-hegemônicas", p. 561-569 . In: . São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/7dsd-3.2.051

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações