Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Mnemonic devices as tools for Information Design in an educational context
Dispositivos mnemotécnicos como herramientas de Diseño de la Información en un contexto educativo
Santos, Célio Teodorico dos ; Pachalski, Kevin ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta os resultados de uma dissertação focada na ampliação da retenção de informação no ensino de segunda língua por meio de dispositivos mnemônicos e design da informação. O estudo aborda o desafio de otimizar a memória em contextos educacionais. O objetivo foi avaliar o impacto de conteúdos visuais com reforço mnemônico em aprendizes de inglês. Utilizou-se metodologia experimental com 24 participantes lusófonos (níveis B2/C1), que realizaram dois testes digitais de memória após assistirem a um videoclipe editado. Os resultados indicam uma melhora de 25% na retenção e uma redução de 33,9% no tempo de resposta, sugerindo o potencial de intervenções educacionais orientadas pelo design.
CIDI 2025:
This article presents findings from a dissertation focused on enhancing information retention in second language learning through mnemonic devices and information design. The study addresses the challenge of optimizing memory recall in educational settings. Its objective was to evaluate the impact of mnemonic-enhanced visual content on ESL learners. An experimental methodology was applied with 24 Portuguese-speaking participants (B2/C1 level), who completed two digital memory tests after viewing an edited music video. Results indicate a 25% improvement in retention and a 33.9% decrease in task completion time, suggesting potential for design-driven educational interventions.
Palavras-chave: information design, design and education, cognitive ergonomics, information retention,
Palavras-chave: design da informação, design e educação, ergonomia cognitiva, retenção de informação,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091336
Referências bibliográficas
- [1] Bradford, P., & Richard Saul Wurman. (1996). Information architects. Zürich: Graphis Press.
- [2] Craik, F. I. M., & Lockhart, R. S. (2008). Levels of Processing and Zinchenko’s Approach to Memory Research. Journal of Russian & East European Psychology, 46(6), 52–60. https://doi.org/10.2753/rpo1061-0405460605
- [3] De, M., & Eva Maria Lakatos. (2008). Técnicas de pesquisa : planejamento e execução de pesquisas ; amostragens e técnicas de pesquisa ; elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas.
- [4] Demo, P. (2012) Ciência Rebelde. Para Continuar Aprendendo, Cumpre Desestruturar-Se. 1a. ed. São Paulo, Brasil: Atlas.
- [5] Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangun, G. R. (2019). Cognitive neuroscience: The biology of the mind (5th ed.). London; New York: W. W.Norton & Company.
- [6] Itiro Iida. (2005). Ergonomia : projeto e produção. São Paulo (Sp): Blucher. Jacobson, R. (2000). Information design. Cambridge, Mass., Usa: The Mit Press.
- [7] Lidwell, W., Holden, K., & Butler, J. (2010). Universal principles of design. Gloucester, Mass.: Rockport.
- [8] Mayer, R. E. (2005). The Cambridge handbook of multimedia learning (pp. 31–48). New York: University Of Cambridge.
- [9] Nielsen, J. (1993). Usability engineering. Cambridge, Mass.: Ap Professional. Retrieved from https://dl.acm.org/citation.cfm?id=2821575.
- [10] Norman, D. (2013). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. New York:Basic Books.
- [11] Paivio, A. (1990). Mental Representations: a Dual Coding Approach. Cary: Oxford UniversityPress, Incorporated.
- [12] Pettersson, R. (2010). Information Design–Principles and Guidelines. Journal of Visual Literacy,29(2), 167–182. https://doi.org/10.1080/23796529.2010.11674679
- [13] Sternberg, R. J., & Sternberg, K. (2016). Cognitive Psychology. Boston, MA: Cengage Learning.
- [14] Sweller, J. (1988). Cognitive Load during Problem Solving: Effects on Learning. Cognitive Science, 12(2), 257–285.
- [15] Tufte, E. R. (2001). The visual display of quantitative information (2nd ed.). Cheshire, Connecticut: Graphics Press.
- [16] Walker, M. P., & Stickgold, R. (2006). Sleep, Memory, and Plasticity. Annual Review of Psychology, 57(1), 139–166. https://doi.org/10.1146/annurev.psych.56.091103.070307
Como citar:
Santos, Célio Teodorico dos; Pachalski, Kevin; "Mnemonic devices as tools for Information Design in an educational context", p. 646-660 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091336
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações