Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Mídias digitais & estratégias para o ensino de Design durante a pandemia de COVID-19

Digital media and strategies for Design teaching during the COVID-19 pandemic

Spitz, Rejane ;

Artigo:

A súbita necessidade de adoção de medidas de distanciamento social, em função do surgimento da pandemia de COVID-19, obrigou instituições de ensino ao redor do mundo a suspenderem suas atividades presenciais. Com o objetivo de dar continuidade ao processo educacional, várias instituições decidiram, então, passar a oferecer suas aulas e atividades de modo remoto, por meio do uso de recursos tecnológicos digitais. Essa rápida transformação das atividades presenciais em virtuais exigiu dos profissionais de ensino o desenvolvimento de estratégias educacionais inovadoras e criativas. Neste artigo, analisamos o importante papel das mídias digitais para a educação. Apresentamos experiências e estratégias de ensino criativas desenvolvidas, durante a pandemia, por educadores de Design em diversos países, que possibilitaram a continuidade e qualidade de suas atividades educacionais, ainda que sob condições adversas. Em conclusão, discutimos a contribuição das mídias digitais para a construção de novas formas de processos ensino-aprendizagem numa sociedade pós-pandêmica.

Artigo:

The sudden need to adopt measures of social distancing, due to the emergence of the COVID-19 pandemic, forced educational institutions around the world to suspend their in-person activities. In order to continue the educational process, several institutions then decided to offer their classes and activities remotely, through the use of digital technological resources. This rapid transformation of face-to-face activities into virtual ones required teaching professionals to develop innovative and creative educational strategies. In this article, we analyze the important role of digital media for education. We present experiences and creative teaching strategies developed, during the pandemic, by Design educators in several countries, which enabled the continuity and quality of their educational activities, even under adverse conditions. In conclusion, we discuss the contribution of digital media to the construction of new forms of teaching-learning processes in a post-pandemic society.

Palavras-chave: design, mídias digitais, educação, virtual, pandemia,

Palavras-chave: design, digital media, education, virtual, pandemic,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-21

Referências bibliográficas
  • [1] Agencia Brasil. (2020). CNE autoriza atividades não presenciais em todas etapas de ensino. https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2020-04/cne-autoriza-atividades-nao-presenciais-em-todas-etapas-de-ensino
  • [2] Carmona, R. M., Almeida, L. de, Lacerda, C. de S. Sousa, H. de M. & Silva, J. C. de M. e (orgs). (2020) A sala de aula na minha casa: desafios da educação em tempos de pandemia. Cabedelo, PB: Editora UNIESP.
  • [3] Darvas, Z. (2021) The unequal inequality impact of the COVID-19 pandemic. Working Paper, 06/2021, Bruegel. https://www.bruegel.org/wp-content/uploads/2021/03/WP-2021-06_30032021.pdf
  • [4] Freire, P. (2002) Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra, 25ª edição.
  • [5] Head, T. Conversations with Carl Sagan. University Press of Mississippi, 2009.
  • [6] John Hopkins Coronavirus Resource Center (CDC). (2021). https://coronavirus.jhu.edu
  • [7] Kearney, J. (2020). Escaping zoom, does synchronous typed chat provide a richer experience? DEL 2020 –Digitally Engaged Learning Conference, The New School /Parsons NYC,
  • [8] Klein, N. Screen New Deal. 2020, May 8). The Intercept. https://theintercept.com/2020/05/08/andrew-cuomo-eric-schmidt-coronavirus-tech-shock-doctrine/
  • [9] Nishio, A. (2021). COVID-19 is hitting poor countries the hardest. Here's how World Bank's IDA is stepping up support. World Bank Blogs. https://blogs.worldbank.org/voices/covid-19-hitting-poor-countries-hardest-heres-how-world-banks-ida-stepping-support
  • [10] Normoyle, C. (2020). A Speculative Future in Design Education Realized. DEL 2020 – Digitally Engaged Learning Conference, The New School /Parsons (NYC). https://www.digitallyengagedlearning.net/2020/sessions/a-speculative-future-in-design-education/#a-speculative-future-in-design-education
  • [11] Sagan, C. (2019). Pálido ponto azul: uma visão do futuro da humanidade no espaço.
  • [12] São Paulo: Ed. Companhia das Letras.
  • [13] Spinelli, P. F. (2019, 1 de junho). A humildade que veio do espaço. Quatro Cinco Um: a revista dos livros. Folha de São Paulo. https://quatrocincoum.folha.uol.com.br/br/resenhas/d/a-humildade-que-veio-do-espaco
  • [14] Spitz, R., Gonzalez, J. R., Ugarte, S., Meythaler, A. A., Abril, X. B. & Membreno, J. (2020). Towards a 'better normal': educational experiences in Design in Latin America during the COVID-19 pandemic. Strategic Design Research Journal, v. 13, pp. 564-576.
  • [15] Wenzel, E. (2020) A sala de casa que virou sala de aula. Folha do Mate. https://folhadomate.com/noticias/educacao/a-sala-de-casa-que-virou-sala-de-aula/
  • [16] World Bank. (2021). Global Economic Prospects, January 2021. https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/34710
Como citar:

Spitz, Rejane; "Mídias digitais & estratégias para o ensino de Design durante a pandemia de COVID-19 ", p. 291-303 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações