Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Materiais gráficos instrucionais para ensino de design de animação para crianças
Instructional graphic materials for teaching animation design to children
Carr, Joyce ; Domiciano, Cassia Leticia Carrara ; Henriques, Fernanda ;
CIDI 2025:
Este artigo tem o objetivo de realizar um levantamento de materiais instrucionais para o ensino de animação para crianças, a fim de averiguar a disponibilidade de acesso aos mesmos. Projetos de design de animação no contexto de ensino e aprendizagem como metodologia ativa no ensino fundamental apresentam benefícios na aprendizagem cognitiva, não cognitiva e desenvolvimento de habilidades e competências sociais, criativas e intrapessoais. Nesse sentido, a presente pesquisa se utilizou de procedimentos metodológicos qualitativos, como revisão bibliográfica narrativa, pesquisa de materiais gráficos (impressos ou digitais) ilustrados para o público infantil e que tinham o conteúdo voltado para o ensino de animação para crianças, independente da técnica. Foram encontrados, e analisados 20 produtos, pelos critérios: tipo de material incluso, idade do público-alvo, quantidade de páginas, idioma e custo. Os resultados da análise apontam que há uma escassez de materiais na língua portuguesa. As barreiras linguísticas e econômicas tornam esse tipo de material inacessível para crianças. Em sua maioria, ensinam técnicas de stop motion. Assim identifica-se uma lacuna quanto ao uso das demais técnicas. Os materiais que apresentam softwares e aplicativos tornam-se rapidamente defasados tecnologicamente. Quanto à interface gráfica e conteúdo, a dificuldade em adquirir os materiais impossibilitou uma análise aprofundada, mas de maneira geral os materiais são ilustrados, coloridos, divertidos e didáticos, apresentando conceitos, história, princípios da animação, criação de histórias e personagens, bem como o passo a passo com indicação de materiais para execução.
CIDI 2025:
"This article not only analyzes but also proposes modifications to the SIGAA Application, based on usability and user experience. It employed a literature review and the Design Sprint methodology for a qualitative and quantitative analysis of usability issues. The importance of adapting to the needs of the application's users was recognized. Finally, it is believed that the application requires adjustments to comply with Nielsen's Heuristics."
Palavras-chave: materiais instrucionais, design gráfico, design de animação, crianças, ensino,
Palavras-chave: instructional materials, graphic design, animation design, children, teaching,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091434
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Como citar:
Carr, Joyce; Domiciano, Cassia Leticia Carrara; Henriques, Fernanda; "Materiais gráficos instrucionais para ensino de design de animação para crianças", p. 661-684 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091434
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