Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Male e female gaze: uma breve análise comparativa sobre a representação feminina e comunicação visual no design de personagem em League of Legends e Arcane
Male and female gaze: a brief comparative analysis about female representation and visual communication on character design in League of Legends and Arcane
Lima, Letícia B. ; Silva, Camila A. P. ; Acioly, Angélica de S. G. ;
CIDI 2025:
O mercado de games no Brasil cresce rapidamente, destacando-se como líder na América Latina e atraindo investimentos e pesquisas acadêmicas. A representação feminina nos jogos ganha destaque, com debates sobre o "male gaze" (olhar masculino) e o "female gaze" (olhar feminino), que influenciam a construção de personagens. A análise da personagem Caitlyn, de League of Legends e da série Arcane, revela mudanças na identidade visual feminina, refletindo expectativas do público e explorando narrativas mais complexas e emocionais. O presente estudo investiga como as mídias e os públicos impactam a representação e percepção das personagens femininas.
CIDI 2025:
The gaming market in Brazil is growing rapidly, standing out as a leader in Latin America and attracting investment and academic research. Female representation in games is gaining prominence, with debates about the "male gaze" and "female gaze" that influence the construction of characters. The analysis of the character Caitlyn, from League of Legends and the Arcane series, reveals changes in female visual identity, reflecting audience expectations and exploring more complex and emotional narratives. This study investigates how media and audiences impact the representation and perception of female characters.
Palavras-chave: design de personagem, female gaze, male gaze, representação feminina, comunicação visual,
Palavras-chave: character design, female gaze, male gaze, female representation, visual communication,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091184
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Como citar:
Lima, Letícia B.; Silva, Camila A. P.; Acioly, Angélica de S. G.; "Male e female gaze: uma breve análise comparativa sobre a representação feminina e comunicação visual no design de personagem em League of Legends e Arcane", p. 163-181 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091184
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