CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Literacia de dados para crianças no Brasil: o apoio do lúdico e da visualização de informação

Data literacy for children in Brazil: The support of playfulness and information visualization

Reznik, Regina Iafa ; Giannella, Júlia Rabetti ; Kosminsky, Doris ;

CIDI 2025:

Este artigo investiga a literacia de dados para crianças no Brasil por meio da criação do jogo de cartas Vilaviva, que integra o lúdico e a visualização de informação como estratégias para potencializar o ensino das habilidades com dados. A pesquisa, de abordagem qualitativa, seguiu um processo iterativo de design, que orientou o desenvolvimento do jogo e sua avaliação. Entrevistas com professores destacaram a relevância desses elementos na aprendizagem, embora a aplicação em uma escola particular do Rio de Janeiro tenha limitado a abrangência para outras realidades educacionais. Diante desse cenário, o estudo sugere adaptações que possibilitem seu acesso a diferentes contextos socioeconômicos.

CIDI 2025:

This article investigates data literacy for children in Brazil through the creation of the card game Vilaviva, which integrates play and information visualization as strategies to enhance the teaching of data skills. The research, adopting a qualitative approach, followed an iterative design process that guided both the development and evaluation of the game. Interviews with teachers highlighted the relevance of these elements in the learning process, although its implementation in a private school in Rio de Janeiro limited its applicability to other educational contexts. In response, the study suggests adaptations to expand access to different socioeconomic backgrounds.

Palavras-chave: literacia de dados, visualização de informação, design, ensino fundamental, lúdico,

Palavras-chave: data literacy, information visualization, design, elementary education, playful,

DOI: 10.5151/cidi2025-1090232

Referências bibliográficas
  • [1] Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70..
  • [2] Baxter, M. (2011). Projeto de Produto: Guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. [S.l.]: Editora Edgard Blucher. Brasil (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: Ministério da Educação.
  • [3] Cairo, A. (2011). El arte funcional: infografía y visualización de información. 1a ed. ed. Madrid: Alamut.
  • [4] Carmi, E. et al. (2020). Data citizenship: rethinking data literacy in the age of disinformation, misinformation, and malinformation. Internet Policy Review, v. 9, n. 2.
  • [5] Chevalier, F. et al. (2018). Observations and Reflections on Visualization Literacy in Elementary School. IEEE Computer Graphics and Applications, v. 38, n. 3, p. 21–29.
  • [6] Dagnino, R. (2014). Tecnologia social: contribuições conceituais e metodológicas. [S.l.]: Editora Insular.
  • [7] Deahl, E. E. S. (2014). Better the data you know: Developing youth data literacy in schools and informal learning environments (Doctoral dissertation, Massachusetts Institute of Technology).
  • [8] D’Ignazio, C. & Bhargava, R. (2015). Approaches to Building Big Data Literacy. [S.l: s.n.].
  • [9] Few, S. (2014). Data Visualization for Human Perception. [S.l: s.n.].
  • [10] Freire, P. (2019). Pedagogia do oprimido. 84. ed. [S.l.]: Editora Paz e Terra.
  • [11] Fullerton, T. (2014). Game Design Workshop: A Playcentric Approach to Creating Innovative
  • [12] Games, CRC press, CRC press, London, UK.
  • [13] Gäbler, J. et al. (2019). Diagram Safari: A Visualization Literacy Game for Young Children. CHI PLAY ’19 Extended Abstracts, 2019, New York, NY, USA: Association for Computing Machinery. p. 389–396.
  • [14] Gutiérrez, M. (2019). Participação num ambiente datificado: Questões sobre literacia de dados. Comunicação e Sociedade, 36, 37–55.
  • [15] Hannigan, A. et al. (2023). The role of the arts in enhancing data literacy: A scoping reviewprotocol. PLOS ONE, v. 18, n. 2, p. e0281749.
  • [16] Hullman, J. & Diakopoulos, N. (2011). Visualization rhetoric: Framing effects in narrativevisualization. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, v. 17, n. 12.
  • [17] Kirk, A. (2019). Data Visualisation: A Handbook for Data Driven Design. SAGE Publications Ltd,London
  • [18] Mayer-Schönberger, V. & Cukier, K. (2013). Big data: a revolution that will transform how welive, work, and think. Mariner Books, Houghton Mifflin Harcourt.
  • [19] OECD. (2019). Future of Education and Skills 2030. Concept Note © OECD.
  • [20] Olson, E. (2021). Data literacy and young children Design suggestions for a game intended toteach data literacy to children 8-10 years of age. LiU Electronic Press.
  • [21] Piaget, J. (2011). Seis Estudos de Psicologia. 25. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária.
  • [22] Resnick, M. (2014). Give P’s a chance: Projects, peers, passion, play. Constructionism and
  • [23] Creativity: Proceedings of the Third International Constructionism Conference.
  • [24] Reznik, R. I. (2024). Ensino-aprendizagem da literacia de dados para crianças no Brasil: oapoio do lúdico e da visualização de informação. Dissertação (Mestrado em Design) -Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
  • [25] Ridsdale, C. et al. (2015). Strategies and Best Practices for Data Literacy Education KnowledgeSynthesis Report. [S.l.]: SSHRC.
  • [26] Usova, T. & Laws, R. (2021). Teaching a One-Credit Course on Data Literacy and DataVisualisation. Journal of Information Literacy. v. 15, n. 1, p. 84–95.
  • [27] Vygotsky, L. S. (2007). A Formação Social Da Mente. [S.l.]: Martins Fontes.
  • [28] Vygotsky, L. S. (1967). Play and Its Role in the Mental Development of the Child. SovietPsychology.
Como citar:

Reznik, Regina Iafa; Giannella, Júlia Rabetti; Kosminsky, Doris; "Literacia de dados para crianças no Brasil: o apoio do lúdico e da visualização de informação", p. 1641-1660 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1090232

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações