CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras: a competência com os meios e as tecnologias

Alfabetización transmedia, prácticas comunicacionales y las realidades brasileñas: la competencia con los medios y las tecnologías

Santos, Gustavo H S dos ; Camara, Rogerio ;

CONGIC 2025:

Este artigo analisa competências transmidiáticas de jovens do ensino médio da rede pública. Com base na metodologia de Scolari, validou-se instrumentos em Aracaju/SE. Scolari estabeleceu uma taxonomia dividida em 9 competências, das quais exploraremos a de Meios e Tecnologia. Os dados revelam amplo acesso à internet, alto consumo de conteúdos audiovisuais e práticas de produção como fotos (72,8%) e vídeos (41,5%). O uso do Facebook é baixo (16,1%) e o aprendizado online é voltado a temas escolares e gerais. Preocupações com privacidade digital são recorrentes. Os jovens preferem mídias ativas, nas quais são criadores, indicando a importância de políticas que integrem essas práticas ao ambiente escolar.

CONGIC 2025:

This article analyzes transmedia competencies of public high school students. Based on Scolari’s methodology, tools were validated in Aracaju/SE. Scolari established a taxonomy divided into 9 competencies, among which we will explore the one related to Media and Technology. Data show wide internet access, high audiovisual content consumption, and active content creation such as photos (72.8%) and videos (41.5%). Facebook usage is low (16.1%), and online learning focuses on school and general topics. Privacy concerns are frequent. Students prefer participatory media, acting as creators, which highlights the need for educational policies that embrace these practices in school environments.

Palavras-chave: letramento transmídia, competências tecnológicas, educação digital,

Palavras-chave: Transmedia literacy, qualitative methodology, technological competencies, digital education,

DOI: 10.5151/cidi2025-1083155

Referências bibliográficas
  • [1] Ardèvol, E. (2017). Kit for field researchers.
  • [2] Brasil. Ministério da Educação. (2021). Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 de novembro de 2021.
  • [3] Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. Lei no 9.394/1996.
  • [4] Freire, P. (2011). A importância do ato de ler: em três artigos que se completam (51a ed.). São Paulo: Autores Associados: Cortez.
  • [5] Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). (2020). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: Pesquisa TIC Educação, ano 2019. Disponível em: http://cetic.br/pt/arquivos/educacao/2019/escolas-urbanas alunos/
  • [6] SCOLARI, Carlos Alberto. Alfabetismo Transmedia. Alfabestismotransmedia.org, 2018b. Disponível em: https://alfabetismotransmedia.org. Acesso em: 23.jan.2020
  • [7] _______. Literacia Transmedia na Nova Ecologia Mediática. Livro Branco do Projeto Transmedia Literacy, 2018. Disponível em: . Acesso em: 23.jan.2020.
  • [8] Santaella, L. (2004). Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo:Paulus.
Como citar:

Santos, Gustavo H S dos; Camara, Rogerio; "Letramento transmídia, práticas comunicacionais e as realidades brasileiras: a competência com os meios e as tecnologias", p. 2140-2146 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1083155

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações