Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Jogos sérios como ferramentas de ativismo e reflexão sobre temáticas sociais: um estudo de caso
Serious games as tools for activism and reflection on social issues: a case study
Ramos, Thaylly S. S. ; Chicca Jr, Natal A. ;
CONGIC 2025:
O artigo apresenta o jogo Fiesta de la Siesta como uma proposta de ferramenta crítica e lúdica para refletir sobre o impacto da sobrecarga e da desigualdade no trabalho, explorando o conceito de sociedade do cansaço. No jogo, os jogadores enfrentam desafios diários com diferentes níveis de privilégio, simulando desigualdades sociais. Os testes mostraram que o jogo gera reflexões e debates sobre a vida adulta. O design equilibra entretenimento e crítica social, destacando o potencial dos jogos na transformação social e educacional.
CONGIC 2025:
The article presents the game Fiesta de la Siesta as a critical and playful tool to reflect on the impact of overload and inequality in the workplace, exploring the concept of the society of exhaustion. In the game, players face daily challenges with different levels of privilege, simulating social inequalities. The tests showed that the game generates reflections and debates on adult life. The design balances entertainment and social critique, highlighting the potential of games in social and educational transformation.
Palavras-chave: jogos sérios, ativismo, reflexão, desigualdade,
Palavras-chave: serious games, activism, reflection, inequality,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091206
Referências bibliográficas
- [1] Brandt, E., Masseter, J., & Binder, T. (2008). Formatting design dialogues – games and participation. CoDesign: International Journal of CoCreation in Design and the Arts, 4, 1, 51–64. https://doi.org/10.1080/1571088080190572
- [2] Han, B. C. (2017) Sociedade do cansaço. Vozes.
- [3] Peng, W., Lee, M., & Heeter, C. (2010). The Effects of a Serious Game on Role-Taking and Willingness to Help. Journal of Communication, 60, 4, 723–742. https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2010.01511.x
Como citar:
Ramos, Thaylly S. S.; Chicca Jr, Natal A.; "Jogos sérios como ferramentas de ativismo e reflexão sobre temáticas sociais: um estudo de caso", p. 2611-2617 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091206
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