Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

JOGOS DIGITAIS EM LIVROS ILUSTRADOS ELETRÔNICOS: UMA REVISÃO DAS FRONTEIRAS E APLICAÇÕES

DIGITAL GAMES IN ELECTRONIC PICTUREBOOKS: A REVIEW OF DELIMITATIONS AND APPLICATIONS

Menegazzi, Douglas; Padovani, Stephania;

Artigo Completo:

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sistemática acerca da inserção de jogos digitais em livros infantiseletrônicos. Para isso, primeiramente foi realizado o levantamento bibliográfico assistemático, onde foramapresentadas definições sobre livro ilustrado de formato eletrônico e jogos digitais enquanto ambientes deaprendizagem e narrativa. A análise apresenta os resultados mais relevantes e pontua as principais contribuiçõescientíficas publicadas sobre a temática. Os resultados encontrados têm por finalidade identificar as fronteiras eaplicações entre livros infantis eletrônicos e jogos digitais.

Artigo Completo:

This essay presents a systematic bibliographical review about the insertion of digital games in children's e-books.For this, a non-systematic bibliographical survey was accomplished, where definitions of electronic picturebookformat and digital games were presented as virtual environments in learning and narrative. The analysis presentsthe most relevant results and analyzes the main scientific contributions published about this subject. The results areaimed at identifying the delimitations and applications between electronic children's books and digital games.

Palavras-chave: E-book, literatura infantil, ambiente virtual de aprendizagem,

Palavras-chave: E-book, children's literature, virtual learning environment,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0007

Referências bibliográficas
  • [1] NAGATA, Aline A. Sobre Livros E Games: Fugindo das Armadilhas do Óbvio. In: ALVES, Lynn; NERY, Jesse. (Orgs.) Jogos Eletrônicos, mobilidades e Educações: Trilhas em construção. Salvador : EDUFBA, 2015.
  • [2] BEDERSON, Benjamin B.; QUINN, Alex; DRUIN, Alisson. Designing the Reading Experience for Scanned Multi-lingual Picture Books on Mobile Phones. In: Joint Conference on Digital Libraries, N. 15, Vol. 1. Austin, USA, Jun. 2009.
  • [3] CIAMPA, Katia. Reading in the Digital Age: Using Electronic Books as a Teaching Tool for Beginning Readers. In: Canadian Journal of Leraning ad Technology. N. 2, Vol. 38. 2012 CONFORTO, E. C.; AMARAL, D. C.; SILVA, S. L. Roteiro Para Revisão Bibliográfica Sistemática: Aplicaç ão no Desenvolvimento de Produtos e Gerenciamento de Projetos. In: 8º. Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto – CBGDP. Anais. Porto Alegre: IGDP, 2011.
  • [4] FIGUEIREDO, Ana C.; SYLLA, Cristina; BRANCO, Pedro; ZAGALO, Nelson. Merry Go Round: A Physical, Virtual, Physical... Toy. In: Proceedings of the 11th Conference on Advances in Computer Entertainment Technology. N.1, Vol. 59. NY, USA. Nov, 201
  • [5] FIPE/USP. Pesquisa sobre a produção e vendas do setor editorial brasileiro. Ano base 2014. Disponível em: .Acessado em 01/05/2016.
  • [6] FLATSCHART, Fábio. Livro Digital etc. Rio de Janeiro: Brasport, 2014.
  • [7] FREDERICO, Aline. O Futuro do Leitor ou o Leitor do Futuro: o Livro Infantil Interativo e os Letramentos Múltiplos. In Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor. N. 52, 2016
  • [8] ___. The Construction of Meaningin Three Fairy- TaleEnhanced Electronic Picturebooks. In: Children’s Literature, Technology and Imagination. University of Padua, Italy, 2013.
  • [9] HALL, Andrew. Fundamentos Essenciais da Ilustração. São Paulo, SP: Rosari, 2012.
  • [10] HOMER, Brunce D.; KINZER, Charles K.; PLASS, Jan; LETOURNEAU, Suasan; HOFFMAN, Dan; BROMLEY, Meagan; HAYWARD, Elizabeth; TURKAY, Selen; KORNAK, Yolanta. Moved to learn: The effects of interactivity in a Kinect-based literacy game for beginning readers. In: Computers & Education journal, N.74. Ed. Elsevier, 2014.
  • [11] HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. O jogo como elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.
  • [12] KAPP, Karl M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer, 20
  • [13] KAO, Gloria Yi-Ming; Tsai; Chin-Chung; Liu, Cheng-Han. The relative effectiveness of digital game-based learning types in English as a foreign language setting: A meta-analysis. In: Computers & Education, Vol. 10. Ed. Elsevier. 2016.
  • [14] LAROSSA, J. La experiencia de la lectura. In: Estudios sobre lectura y formación. Barcelona: Laertes, 1996.
  • [15] LINDEN, S. VAN DER. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [16] MELLO, G. Desafios para o setor editorial brasileiro de livros na era digital. In Economia da Cultura. BNDS Setorial, 2012.
  • [17] MORAES, Giselly L. Do livro ilustrado ao aplicativo: reflexões sobre multimodalidade na literatura para crianças. In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea. N.46, Brasília, July/Dec, 2015 NECYK, B. J. Texto e imagem: um olhar sobre o livro infantil contemporâneo. Dissertação (Mestrado) Programa de PósGraduação em Design do Departamento de Artes&Design do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio. Rio de Janeiro, 2007.
  • [18] NIKOLAJEVA, M.; SCOTT, C. Livro Ilustrado: palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011. OLIVEIRA, Ieda. (Org). O que é qualidade em ilustração no livro infantil e juvenil: com a palavra o ilustrador. São Paulo: DCL, 2008.
  • [19] SALISBURY, Martin; STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado: a arte da narrativa visual. São Paulo: Rosari, 2013.
  • [20] SARGEANT, Betty. What is an ebook? What is a Book App? And Why Should We Care? An Analysis of Contemporary Digital Picture Books.
  • [21] In: Children’s Literature in Education, 46:454–466. Springer Science, 2015.
  • [22] SMEETS, D. J. H; BUS, A. G. The interactive animated e-book as a word learning device for kindergartners. Applie Psycholinguistics, N.4, Vol.36, 2012
  • [23] TEIXEIRA, Deglaucy; Gonçalves, Berenice S. Interatividade e imersão em narrativa digital de ebook interativo infantil. In: 7 th Information Design International Conference. Blucher Design Proceedings. N. 2, V.2. Setembro, 2015
Como citar:

Menegazzi, Douglas; Padovani, Stephania; "JOGOS DIGITAIS EM LIVROS ILUSTRADOS ELETRÔNICOS: UMA REVISÃO DAS FRONTEIRAS E APLICAÇÕES", p. 61-74 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0007

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações