Novembro 2015 vol. 1 num. 2 - V SIMPÓSIO DE BIOQUÍMICA E BIOTECNOLOGIA

Resumo - Open Access.

Idioma principal

Isolamento e conservação de fungos entomopatogênicos para a construção da micoteca UTFPR-LD

Sacramento, Bruna Henrique ; Porto, Letícia Rosim ; Araujo, Isabela Cristine de ; Shiraishi, Igor Shoiti ; Daniel, Juliana Feijó de Souza ;

Resumo:

O isolamento de novos metabólitos bioativos usando extratos de fungos entomopatogênicos é uma alternativa promissora para controle biológico. A construção da micoteca permite a utilização imediata desses micro-organismos para testes antimicrobianos, inseticidas e antitumorais. Portanto, o objetivo do trabalho foi construir uma micoteca de fungos entomopatogênicos, através do isolamento, conservação e caracterização dos novos isolados. Os insetos foram coletados de áreas rurais de Londrina entre 2012 e 2014 e acondicionados em câmara úmida asséptica por 7 dias, posteriormente partes dos insetos foram transferidos para meio BDA (batata, dextrose, ágar) e por repiques sucessivos permitiu o isolamento. Posteriormente, conservou-se os fungos em tubos de ensaio e placas de Petri com meio BDA em BOD a 25°C durante uma semana, depois manteve-se em geladeira a 4°C. Preservou-se os fungos, também, em água destilada (Castellani) em temperatura ambiente. Os fungos foram catalogados e descritos conforme características de textura e cor do verso e anverso, crescimento em meios seletivos e microscopicamente com corante Lactofenol azul-algodão. Os isolados foram codificados como exemplo, JUBES012, inicial nome da pesquisadora (JU) e um sufixo com as iniciais do inseto (BESOURO), além de um número, relacionado à ordem de isolamento do fungo. Os principais insetos coletados durante a pesquisa foram lagarta-da-soja, percevejo marrom, besouro, formiga e alguns não identificados. Foram isoladas 326 cepas fúngicas, destas, 279 já foram conservadas das três formas. Quanto às características morfológicas, observou-se uma predominância de fungos cotonosos e brancos, com preenchimento total da placa. Por análises microscópicas, identificou-se fungos dos gêneros Penicillium e Fusarium e, por meios seletivos, Metarhizium, Beauveria e Trichoderma. A micoteca UTFPR-LD levou a identificação de fungos entomopatogênicos, bem como a preservação da diversidade microbiana. Além disso, uma biblioteca de fungos possibilita a utilização de um desses para pesquisas na área de controle biológico e biotransformação.

Resumo:

Palavras-chave: fungos entomopatogênicos, conservação, micoteca,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-vsimbbtec-22041

Referências bibliográficas
Como citar:

Sacramento, Bruna Henrique; Porto, Letícia Rosim; Araujo, Isabela Cristine de; Shiraishi, Igor Shoiti; Daniel, Juliana Feijó de Souza; "Isolamento e conservação de fungos entomopatogênicos para a construção da micoteca UTFPR-LD", p. 339 . In: In Anais do V Simpósio de Bioquímica e Biotecnologia - VSIMBBTEC [=Blucher Biochemistry Proceedings].. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-vsimbbtec-22041

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações