CIDI 2025 - Open Access.

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Informações diegéticas e não diegéticas: como o design impacta os desafios do jogo

Diegetic and non-diegetic information: how design impacts game challenges

Domingues, Delmar Galisi ;

CIDI 2025:

Os jogos são estruturados por desafios, essenciais para o engajamento. Mas problemas de usabilidade podem criar dificuldades não intencionais, interferindo nos desafios pertencentes à jogabilidade. O design de informação desempenha um papel crucial para se evitar esses problemas. Não obstante, informações mal projetadas relacionadas à jogabilidade também prejudicam a experiência. Este estudo analisa como informações diegéticas e não diegéticas impactam a jogabilidade. Especificamente, foram examinados jogos que fornecem informações para que o jogador se oriente no espaço do jogo. A pesquisa destaca a importância de um design eficaz para garantir que as informações auxiliem, em vez de dificultar, a jogabilidade.

CIDI 2025:

Games are structured around challenges, which are essential to engagement. However, usability issues can create unintended challenges that interfere with gameplay challenges. Information design plays a crucial role in avoiding these issues. However, poorly designed gameplay-related information also detracts from the experience. This study examines how diegetic and non-diegetic information impacts playability. Specifically, games that provide information to help the player orient themselves in the game space were examined. The research highlights the importance of effective design to ensure that information supports, rather than hinders, playability.

Palavras-chave: diegese dos jogos, jogabilidade, usabilidade em jogos, design de informação para jogos,

Palavras-chave: diegesis of games, playability, usability in games, information design for games,

DOI: 10.5151/cidi2025-1086041

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Como citar:

Domingues, Delmar Galisi; "Informações diegéticas e não diegéticas: como o design impacta os desafios do jogo", p. 31-44 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1086041

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