Abstract - Open Access.

Idioma principal

Influência de Prebióticos Na Fermentação de Extrato Hidrossolúvel de Soja Verde

Influência de Prebióticos Na Fermentação de Extrato Hidrossolúvel de Soja Verde

Battistini, Carolina ; Chiarella, Fernanda ; Ichimura, Erica Sayuri ; Ribeiro, Eliana Paula ; Kunigk, Leo ; Moreira, José Ubirajara Vieira ; Kunigk, Cynthia Jurkiewicz ;

Abstract:

A soja verde (Glycine Max (L.) Merril) é colhida quando os grãos estão imaturos, possui maior teor de umidade, amido, sacarose e menor teor de oligossacarídeos, rafinose e estaquiose. Bebidas fermentadas produzidas com extrato de soja estão disponíveis no mercado mundial há muitos anos, entretanto pouco se conhece sobre a fermentação de extrato de soja verde. Considerando os benefícios funcionais e sensoriais da soja verde, este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e sobrevivência de bactérias probióticas e Streptococcus thermophilus em extrato hidrossolúvel de soja verde com adição de prebióticos. Foram utilizadas duas variedades de soja verde, (Veggie, China e BRS 232 Embrapa, Brasil). Para a obtenção do extrato hidrossolúvel com 3,0 % de proteínas, 300 g de grãos de soja verde congelados foram macerados em 1,0 L de água fervente por 5 minutos e a água descartada. Os grãos foram triturados com água, na proporção mássica de 3:7 e o extrato separado por filtração. Para a fermentação, foi adicionado ao extrato, 8,0% de fruto-oligossacarídeo (FOS) ou inulina e a cultura composta por Lactobacillus acidophillus La-5, Bifidobacterium animalis Bb-12 e Streptococcus thermophilus. Os extratos, com pH inicial de 6,5, foram incubados a 37°C até que o pH atingisse 4,8 e após a fermentação foram armazenados a 5 °C. Como controles, foram fermentados os extratos sem prebióticos. Os experimentos foram realizados em duplicata e analisados por ANOVA. O pH do extrato de soja hidrossolúvel (controle) produzido com a variedade chinesa não atingiu pH 4,8 após 6 h de fermentação, estabilizando em 5,1 ± 0,1. A adição de FOS ou inulina reduziu o tempo de fermentação para 5 h, entretanto em 29 dias de armazenamento a contagem de S. thermophilus era 1 log menor em comparação à bebida sem os prebióticos. A fermentação do extrato de soja produzido com a variedade BRS 232 ocorreu em 4 h, e a adição de FOS neste extrato não influenciou o tempo de fermentação. A contagem de L. acidophilus e Bifidobacterium permaneceu acima de 10Andlt;supAndgt;6Andlt;/supAndgt; e 10Andlt;supAndgt;7Andlt;/supAndgt; UFC/mL, respectivamente, durante 29 dias de armazenamento, em todas as bebidas fermentadas avaliadas. O extrato de soja verde mostrou ser um meio adequado para a fermentação e sobrevivência de bactérias probióticas e S. thermophilus, entretanto a influência de frutanos na velocidade de fermentação depende da variedade do grão de soja.

Abstract:

Palavras-chave: soja verde, probióticos, prebióticos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/foodsci-microal-011

Referências bibliográficas
Como citar:

Battistini, Carolina; Chiarella, Fernanda; Ichimura, Erica Sayuri; Ribeiro, Eliana Paula; Kunigk, Leo; Moreira, José Ubirajara Vieira; Kunigk, Cynthia Jurkiewicz; "Influência de Prebióticos Na Fermentação de Extrato Hidrossolúvel de Soja Verde", p. 581-582 . In: Proceedings of the XII Latin American Congress on Food Microbiology and Hygiene [=Blucher Food Science Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-201X, DOI 10.5151/foodsci-microal-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações