Resumo - Open Access.

Idioma principal

IMPACTO DOS RAMNOLIPÍDEOS NA DISRUPTURA DE BIOFILMES EM PEÇAS DE AÇO INOX E TITÂNIO DE USO ORTOPÉDICO

Parreira, Adriano G. ; Almeida, Danielle de ; Bastos, Cibele G. ; Pires, Mauro Ezio E. ; Silva, J.A. ; Gonçalves, D.B. ; Granjeiro, Paulo A. ;

Resumo:

Ramnolipídeos são surfactantes de origem bacteriana que apresentam atividade antitumoral, antimicrobiana, anti-adesiva, além de baixa toxicidade e alta estabilidade. Há poucos relatos na literatura que evidenciam o efeito anti-adesivo de biossurfactantes produzidos por Pseudomonas aeruginosa quando aplicados em peças metálicas de uso ortopédico. A potencialidade dos ramnolipídeos como inibidores da adesão dos isolados formadores de biofilme Escherichia coli ATCC 25922, Staphylococcus aureus ATCC 29213 e Staphylococcus epidermidis ATCC 12228 em superfícies de materiais em aço inoxidável e ligas detitânio (Ti-6Al-4V) de uso ortopédico foi avaliada neste trabalho. Após o cultivo de isolados de P. aeruginosa ATCC 25619 em diferentes meios minerais foram realizadas as etapas de centrifugação, teste do colapso da gota, tensiometria e precipitação ácida para a seleção do melhor meio de cultura e obtenção de extratos de biossurfactantes pré-purificados. As tensões superficiais na presença do biosurfactante foram reduzidas em relação ao controle e apresentaram valores (mN/m) de 31,93 (0,24), 33,03 (0,36) e 29,64 (0,26) para os meios M2 modificado, M3 e meio East (ME), respectivamente. O biossurfactante foi pré-condicionado em diferentes concentrações sobre os materiais de uso ortopédico. O maior efeito anti-adesivo foi na concentração de 10 mg/mL, o qual apresentou redução de até 75% na adesão de S. aureus em peças de titânio e 65% para S. epidermidis em peças de aço inox após seu pré-condicionamento com o biossurfactante parcialmente purificado. O ramnolipídio estudado apresenta potencial aplicação biotecnológica no desenvolvimento de biomateriais nas áreas de saúde humana e animal.

Resumo:

Palavras-chave: adesão bacteriana, aço inoxidável, titânio, ramnolipídeos, Staphylococcus aureus,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0009

Referências bibliográficas
Como citar:

Parreira, Adriano G.; Almeida, Danielle de; Bastos, Cibele G.; Pires, Mauro Ezio E.; Silva, J.A.; Gonçalves, D.B.; Granjeiro, Paulo A.; "IMPACTO DOS RAMNOLIPÍDEOS NA DISRUPTURA DE BIOFILMES EM PEÇAS DE AÇO INOX E TITÂNIO DE USO ORTOPÉDICO", p. 70 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0009

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações