Blucher Design Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-6968
HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO
Lugli, Daniele; Heemann, Adriano
Artigo Completo:
O presente artigo apresenta um estudo sobre a integração do método human-centered design com a abordagem educacional student-centered learning no desenvolvimento de unidades curriculares de um curso superior em Design. Relata-se uma pesquisa-ação para a cocriação da estrutura de uma aula com a participação de diversos stakeholders e, posteriormente, uma pesquisa participante que descreve a aplicação da mesma por meio da atuação da pesquisadora. Os resultados apresentam o mapeamento de interesses dos participantes e a aplicação de ferramentas da educação e do design para a formulação de uma estratégia pedagógica compatível com essas necessidades. O processo aponta benefícios da contribuição dos stakeholders, mas também empecilhos na implementação relativos aos fatores humanos intrínsecos à abordagem.
O presente artigo apresenta um estudo sobre a integração do método human-centered design com a abordagem educacional student-centered learning no desenvolvimento de unidades curriculares de um curso superior em Design. Relata-se uma pesquisa-ação para a cocriação da estrutura de uma aula com a participação de diversos stakeholders e, posteriormente, uma pesquisa participante que descreve a aplicação da mesma por meio da atuação da pesquisadora. Os resultados apresentam o mapeamento de interesses dos participantes e a aplicação de ferramentas da educação e do design para a formulação de uma estratégia pedagógica compatível com essas necessidades. O processo aponta benefícios da contribuição dos stakeholders, mas também empecilhos na implementação relativos aos fatores humanos intrínsecos à abordagem.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/despro-ped2016-0188
Referências bibliográficas
- [1] ATTARD, A.; IORIO, E. D.; GEVEN, K.; SANTA, R. Student-Centered Learning Toolkit. Bruxelas: T4SCL Project Steering Group, 2010. Disponível em: <http://www.esib.org/documents/publications/SCL_toolkit_ESU_EI.pdf>. Acesso em 03 mai. 2015.
- [2] BUCHANAN, R. Human dignity and human rights: thoughts on the principles of human-centred design. Design issues, v.3, n.17, p. 35–39, 2001.
- [3] FINDELI, A. Rethinking Design Education for the 21st Century : Theoretical, Methodological, and Ethical Dis University Press, 2006.
- [4] HARDIN, D. et al. Redesigning Graduate Education. Design Management Review, v.1, n.25, p.12-21, 2014.
- [5] IDEO. Field Guide to Human-Centered Design. 2015. Disponível em: <http://www.designkit.org/resources/1>. Acesso em 01 nov. 2015.
- [6] JUNGINGER, S. Design in the Organization: Parts and Wholes. Design Research Journal, v.2, n.9, Swedish Design Council (SVID): p. 23-29, 2009.
- [7] LEA, S. J.; STEPHENSON, D.; TROY, J. Higher Education Students’ Attitudes to Student-Centred Learning: Beyond Educational Bulimia. Studies in Higher Education, v. 28, n. 3, p. 321–334, 2003.
- [8] NIEMEYER, L. Design no Brasil: origens e instalação. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.
- [9] SANDERS, E. B. On modeling an evolving map of design practice and design research. Interactions, v. 15, n. 1, p. 13–17, 2008.
- [10] SANDERS, E. B. N.; STAPPERS, P. J. Co-creation and the new landscapes of design. CoDesign: International Journal of CoCreation in Design and the Arts, v.4, n.1, p., 5-18, 2008.
- [11] SAVIANI, D. As Concepções Pedagógicas na História da Educação Brasileira. In: LOMBARDI, J. C.; SAVIANI, D. (org.). Navegando pela História da Educação Brasileira. Campinas: Autores Associados, 2006.
- [12] SHARP, A. Humanistic Approaches to Learning. In: SEEL, N. M. (org.). Encyclopedia of the Sciences of Learning. Springer, 2012.
- [13] STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. This is Service Design Thinking. Amsterdam, BIS Publishers, 2011.
Como citar:
Lugli, Daniele; Heemann, Adriano; "HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO", p-2200-2211.
In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2].
São Paulo: Blucher,
2016.
ISSN 23186968,
DOI 10.5151/despro-ped2016-0188
últimos 30 dias
137
downloads
4
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO JO - Blucher Design Proceedings VL - 2 IS - 9 SP - 2200 EP - 2211 PY - 2016 T2 - 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design AU - , SN - 23186968 DO - http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0188 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/human-centered-design-e-student-centered-learning-projetando-para-a-experincia-da-educao-24424 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{Lugli20144,
title="HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO",
journal="Blucher Design Proceedings",
volume="2",
number="9",
pages="2200 - 2211",
year="2016",
note="",
issn="23186968",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0188",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/human-centered-design-e-student-centered-learning-projetando-para-a-experincia-da-educao-24424",
author="Daniele Lugli", "Adriano Heemann",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Daniele Lugli, Adriano Heemann, HUMAN-CENTERED DESIGN E STUDENT-CENTERED LEARNING: PROJETANDO PARA A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO, Blucher Design Proceedings, Volume 2, 2016, Pages 2200-2211, ISSN 23186968, http://dx.doi.org/10.5151/despro-ped2016-0188 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/human-centered-design-e-student-centered-learning-projetando-para-a-experincia-da-educao-24424) Palavras-chave:: ;