Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

GAMIFICAÇÃO: A CRIATIVIDADE COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO NO PROCESSO AVALIATIVO

GAMIFICATION: CREATIVITY AS AN ENGAGING FACTOR IN THE EVALUATION PROCESS

Coelho, Paulo Roberto Martins ; Teixeira, Mario Meireles ; Obregon, Rosane de Fatima Antunes ; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira ; , ;

Artigo Completo:

O presente artigo tem por objetivo posicionar o processo criativo e gamificação no contexto educacional, discutindo até que ponto esses elementos promovem um verdadeiro engajamento dos estudantes e como a prática do design influencia na percepção social e cultural desses elementos. Apresenta também um roteiro e aplicação de técnica Multi-User Dungeon para auxiliar o processo de gamificação na educação, de modo a gerar discussões críticas mais aprofundadas sobre mecânicas de jogos e dinâmicas de jogos.

Artigo Completo:

This article aims to position creative process and gamification in the educational context, discussing to what extent these elements promote a real engagement of students and how the practice of design influences on social and cultural perception of these elements. It also presents a roadmap and use of Multi-User Dungeon technique to assist the gamification process in education, in order to generate more in-depth critical discussion of game mechanics and game dynamics.

Palavras-chave: Processo criativo, educação, Multi User Dungeon,

Palavras-chave: Creative process, education, Multi User Dungeon,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0053

Referências bibliográficas
  • [1] ALESSI, S. M.; R.TROLLIP, S. Learning Principles and Approaches. Boston, MA: Allyn & Bacon, Inc, 200
  • [2] BUSARELLO, Raul I., ULBRICHT, Vania R., FADEL. Luciane M. A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre a gamificação como recurso motivacional. Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. 300p
  • [3] DE-MARCOS, L.; GARCIA-LOPEZ, E.; GARCIA-CABOT, A. On the effectiveness of game-like and social approaches in learning: Comparing educational gaming, gamification & social networking. Computers and Education, v. 95, p. 99–113, 2016.
  • [4] DETERDING, S. et al. From Game Design Elements to Gamefulness: Defining “Gamification”. Proceedings of the 2011 annual conference extended abstracts on Human factors in computing systems - CHI EA ’11, p. 2425, 2011.
  • [5] DINEEN, R. Views from the chalk face: lecturer´s and student´s perspectives on the development of creativity in art and design. N. Jackson, M. Oliver, M. Shaw & J. Wisdom. New York: Routledge, 2006.
  • [6] FREITAS-MAGALHÃES, Armindo. Psicologia da Criatividade: estudo sobre o desenvolvimento da expressão criadora da criança. 7 ed. Porto: ISCE-Edições Universidade Fernando Pessoa, 2003.
  • [7] GUILFORD, J. P. Way beyond the IQ. Buffalo, New York: The Creative Education Foundation, 197
  • [8] HAWORTH, R.; SEDIG, K. The importance of design for educational games. Education in a technological world: Communicating current and emerging research and technological efforts, p. 518–522, 2011.
  • [9] JUUL, J. The game, the player, the world: Looking for a heart of gameness. PLURAIS-Revista Multidisciplinar Da UNEB, v. 1, n. 2, p. 1–13, 2010.
  • [10] MEDNICK, S. A. The Associative Basis of the Creative Proccess. Psychological Review, v. 69, n. 3, p. 220–232, 1962.
  • [11] MIRANDA, Márcio B., SOUZA, Richard P. L., REMOR, Carlos A. M. A criatividade e a análise de aprendizagem no ensino superior. Criatividade e Inovação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2015. 266p.
  • [12] MUNGIOLI, A. P. Videogames Como Obras Narrativas : A Arte de Criar Mundos Possíveis. São Paulo: [s.n.].
  • [13] SIMÕES, J.; REDONDO, R. D.; VILAS, A. F. A social gamification framework for a K-6 learning platform. Computers in Human Behavior, 2012.
Como citar:

Coelho, Paulo Roberto Martins; Teixeira, Mario Meireles; Obregon, Rosane de Fatima Antunes; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre de Oliveira; , ; "GAMIFICAÇÃO: A CRIATIVIDADE COMO ELEMENTO DE ENGAJAMENTO NO PROCESSO AVALIATIVO", p. 535-545 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0053

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações