CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

From pages to places: cartographic literacy through children’s book design

Lugares de papel: alfabetización cartográfica a partir del diseño de libros infantiles

Menegazzi, Douglas ; Nunes, Cristina Colombo ;

CIDI 2025:

Este artigo investiga como elementos da materialidade de livros ilustrados infantis podem promover a compreensão geográfica e cartográfica. Por meio de uma revisão teórica e análise de 15 obras de oito países, o estudo identifica elementos 2D (por exemplo, texturas, cores, formas) e recursos 3D (por exemplo, estrutura e mecanismos do livro) e discute como podem ser usados para aprimorar a compreensão geográfica e a alfabetização em mapas. Como resultado, propomos um quadro para orientar educadores e autores no uso e na criação de livros que podem enriquecer as experiências de leitura das crianças e promover habilidades cartográficas.

CIDI 2025:

This paper investigates how elements of children’s book materiality can promote geographic and cartographic understanding. Through a theoretical review and analysis of 15 picturebooks from eight countries, the study identifies 2D elements (e.g., textures, colours, shapes) and 3D features (e.g., book structure and mechanisms), and discusses how they can be used to enhance geography comprehension and map literacy. As a result, we propose a visual framework to guide educators and authors in using and creating books that could enrich children’s reading experiences and foster cartographic skills.

Palavras-chave: design gráfico, livro infantil ilustrado, cartografia, letramento cartográfico, ,

Palavras-chave: graphic design, children's book, cartography, map literacy,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091521

Referências bibliográficas
  • [1] ALA. (1989). Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. Disponível em: . Acesso em: 10 abril 2025. Catling, Simon (2018). To know maps: Primary school children and contextualised map learning. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 99, p. 268–290.
  • [2] Hunt, P. (2010). Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naify.
  • [3] Kümmerling-Meibauer, B., & Meibauer, J. (2013). Towards a cognitive theory of picturebooks. International Research in Children's Literature, 6(2), 143–160. https://doi.org/10.3366/ircl.2010095
  • [4] Kümmerling-Meibauer, B., & Meibauer, J. (2015). Maps in picturebooks: Cognitive status and narrative functions. Nordic Journal of ChildLit Aesthetics, 6(1). https://doi.org/10.3402/blft.v6.26698
  • [5] Meunier, C. (2017). The Cartographic Eye in Children’s Picturebooks: Between Maps and Narratives. Children’s Literature in Education, 48(1), 21–38.
  • [6] Munari, B. (1997). Design e comunicação visual: contribuição para uma metodologia didática. São Paulo, SP: Martins Fontes.
  • [7] Pavlik, A., & Bird, H. S. (2017). Introduction: maps and mapping in Children’s and Young Adult Literature. Children’s Literature in Education, 48(1), 1–5.
  • [8] Perassi, R. L. de S. (2015). Do ponto ao pixel: sintaxe gráfica no videodigital. Florianópolis: CCE/UFSC.
  • [9] Plester, B., Blades, M., & Spencer, C. (2006). Children’s understanding of environmental representations: aerial photographs and model towns. In Children and their Environments (pp. 42–56). Cambridge: Cambridge University Press.
  • [10] Ramos, A. M. (2021). Can a city map be a picturebook? Alternative publishing formats for children. In Verbal and visual strategies in nonfiction picturebooks (pp. 220–234).
  • [11] Richter, D. (2017). A linguagem cartográfica no ensino de geografia. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 7(13), 277–300.
  • [12] Santaella, L. (2012). Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos. (Coleção Como eu ensino).
  • [13] Samoilow, T. K. (2015). Competence and citizenship in picturebooks: a reading of Lisa Aisato’s Fugl (Bird). Barnelitterært Forskningstidsskrift, 6(1).
  • [14] SHEDROFF, N. (2014). Information Interaction Design: A Unified Field Theory of Design. Disponível em: . Acesso em: 16 abril 2025.
  • [15] Sundmark, B. (2019). Maps in children’s books: From playworld and childhood geography to comic fantasy and picturebook art. Filoteknos, 9.
  • [16] Children's Books Alemagna, B. (2014). A lion in Paris. Tate Publishing;
  • [17] Baum, L. F. (2022). The Wizard of Oz Book Set. Juniper Books;
  • [18] Carroll, L., & Sabuda, R. (2003). Alice's Adventures in Wonderland: A Pop-up Adaptation. Little Simon;
  • [19] Leblond, M. (2014). Parque de Diversões em Pijamarama. Panda Books;
  • [20] Martins, I. M., & Carvalho, B. P. (2010). O livro dos quintais. Editora Planeta Tangerina;
  • [21] Mateo, J. M., & Martínez, J. (2013). Migrar. Pallas;
  • [22] Monteresín Corrales, P., & Díaz Tamargo, P. (2011). Casualidad. Barbara Fiore Editora;
  • [23] Munari, B. (2008). Na Noite Escura (Capa dura). Cosac & Naify;
  • [24] Ozilak, F. (2022). Lá. Editora Caixote;
  • [25] Rieder, F. (2019). Wo ist Kater Ludwig?. Gerstenberg Verlag;
  • [26] Rowling, J. K. (2015). Harry Potter Box Set [Edição especial]. Rocco;
  • [27] Sanna, F. (2016). The journey. Flying Eye Books;
  • [28] Sasek, M. (2006). This is Edinburgh: A children's classic. Universe Publishing;
  • [29] Sandoval, A. (2021). São Paulo: A minha cidade. Ameli;
  • [30] Stamm, P., & Bauer, J. (2006). When we lived in Uncle's Hat and other incredible places.Winged Chariot Press.
Como citar:

Menegazzi, Douglas; Nunes, Cristina Colombo; "From pages to places: cartographic literacy through children’s book design", p. 697-713 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091521

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações