Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Fotografar, sentir, montar: percursos de criação do fotozine “Fortaleza 2024”
Photographing, feeling, assembling: creative pathways of the photozine “Fortaleza 2024”
Santos, Leticia M. ;
CIDI 2025:
Este artigo apresenta os métodos e processos envolvidos na criação do fotozine Fortaleza 2024, destacando o papel dos fotozines e das publicações independentes na construção de narrativas subjetivas e como alternativa ao consumo superficial de imagens nas redes sociais. Baseado no modelo de Colberg (2007), o projeto foi desenvolvido em sete etapas, com foco na conceitualização e montagem. O resultado é uma publicação autoral que reúne fotografias feitas em Fortaleza, organizadas em uma narrativa visual que propõe reflexões sobre cidade, memória e pertencimento, evidenciando o potencial dos fotozines como suportes alternativos de expressão e documentação.
CIDI 2025:
This article presents the methods and processes involved in the creation of the photozine Fortaleza 2024, highlighting the role of photozines and independent publications in the construction of subjective narratives and as an alternative to the superficial consumption of images on social media. Based on the model proposed by Colberg (2007), the project was developed in seven stages, focusing on conceptualization and sequencing. The result is an authorial publication that brings together photographs taken in Fortaleza, organized into a visual narrative that proposes reflections on city, memory, and belonging, demonstrating the potential of photozines as alternative mediums for expression and documentation.
Palavras-chave: fotografia, design editorial, fotozine, fotolivro,
Palavras-chave: photography, editorial design, photozine, photobook,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091617
Referências bibliográficas
- [1] Augé, Marc. (1994). Dos lugares ao não-lugares. Não Lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus.
- [2] Badger, G. (2012). The Photobook Review, Spring 2012, p. 3.
- [3] Barthes, R. (1980). A Câmara Clara: Nota sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira
- [4] Coldberg, J. (2017). Understanding photobooks: the form and content of the photographic book. Description: New York: Routledge.
- [5] Flusser, V. (1985). Filosofia da Caixa Preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia.
- [6] Goulart, F. G. (2014) Urbano Ornamento: Um inventário de grandes ornamentais (e outras belezas). Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo). Escola de Arquitetura,
- [7] Universidade Federal de Minas Gerais. Magalhães, H. (1993). O que é fanzine. São Paulo: Brasiliense.
- [8] Mendonça, S. (2021) Superfícies Territoriais: A reimaginação do espaço público em fotolivros. [Dissertação de mestrado]. Mestrado em Artes. Universidade de Brasília.
- [9] Nolte, M. (2024). The Secrets of Self Publishing with Musuk Nolte. Hot Mirror. Disponível em: https://www.hot-mirror.com/february-2024/musuk-nolte. Acesso em 18/03/2025
- [10] Parr, M., & Badger, G. (2004). The Photobook: A History. Nova York: Phaidon Press
- [11] Ramos, M. F. (2017). Conhecer fotolivros: (in) definições, histórias e processos de produção. [Dissertação de mestrado]. Departamento de Design. Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Como citar:
Santos, Leticia M.; "Fotografar, sentir, montar: percursos de criação do fotozine “Fortaleza 2024”", p. 289-305 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091617
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações