Dezembro 2018 vol. 4 num. 4 - GAMPI Plural 2017

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ferramentas do design de serviços para área de vendas

Tools of service design for sales area

VAZ, Franciele ; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano Aguiar ;

Artigo Completo:

Este artigo é um recorte de relatório técnico, desenvolvido inicialmente como investigação junto ao Mestrado Profissional em Design intitulado “Diretrizes para projeto de design de serviços na área de vendas na industria de bens intermediários”. Seu desenvolvimento objetiva oferecer aos gestores ferramentas do design de serviços, para possibilitar uma melhor gestão a equipe comercial por meio dos clientes. Considera-se que , este processo poderá auxiliar e talvez assegurar a sobrevivência das organizações em seus mercados.

Artigo Completo:

This article is a technical report clipping, initially developed as an investigation with the Professional Master in Design entitled "Design Guidelines for Design Services in the Sales Area in the Intermediary Industry". Its development aims to offer managers service design tools to enable better management of the sales team through clients. It is considered that this process could help and perhaps ensure the survival of organizations in their markets.

Palavras-chave: vendedor; prestador de serviços e design de serviço,

Palavras-chave: seller; Service provider and service design,

DOI: 10.5151/gampi2017-21

Referências bibliográficas
  • [1] CASTRO, Luciano Thomé e; NEVES, Marcos Fava. – Administração de vendas: planejamento, estratégia e gestão / Luciano Thomé e Castro, Marcos Fava Tavares. – ed. – 5.reimpr. – São Paulo: Atlas, 201
  • [2] FIELL, CHARLOTTE E PETER – Design do século XX: Tashenn Koln London Madrid New York Paris Tokio 2001
  • [3] COBRA, Marcos Henrique Nogueira, 1940 – Administração de vendas/ Marcos Cobra. – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 1984.
  • [4] DI SERIO; Luiz Carlos, VASCONCELLOS; Marcos Augusto. – Estratégia e competitividade empresarial: inovação e criação de valor / Luiz Carlos di Serio, Marcos Augusto de Vasconcellos. – São Paulo: Saraiva, 2009.
  • [5] FORTY, A. – Objeto de desejo – design e sociedade desde 1750: Adrian Forty; tradução Pedro Maia Soares, São Paulo: Cosac Naif,2007
  • [6] FUTRELL, Charles M. – Vendas: fundamentos e novas práticas de gestão/ Charles M. Futrell; revisor técnico Marcello Chiavone Pontes. – São Paulo: Saraiva, 2003.
  • [7] HARDMAN, Foot; LEONARDI, Victor. História da indústria e do trabalho no Brasil: das origens aos anos 20. 2. ed. São Paulo: Ática, 1991.
  • [8] Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/>. Acessado em 28/05/2017
  • [9] INGRAM, T.N.; LA FORGE, R.W.; AVILA, R.A.; SCHWEPKER JR, C.H.; WILLIAMS, M.R. Gerenciamento de vendas: análise e tomada de decisão. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
  • [10] LOUREIRO, Felipe Pereira – As origens da indústria no Brasil / Felipe Pereira Loureiro; Editora LCTE; 2008.
  • [11] LOVELOCK, Christopher; WRIGHT, Lauren – Serviços: Marketing e Gestão / Christopher Lovelock, Lauren Wright; tradução Cid Knipel Moreira; revisão técnica Mauro Neves Garcia. – São Paulo: Saraiva, 2006.
  • [12] MAGER, B. – Service Design as an Emerging Field. In Miettinen, S. and Koivisto, M. Eds. (2009), Designing Services with Innovative Methods. Publication series. University of Art and Design Helsinki B 93. Kuopio Academy of Design. Taitemia Publication Series 33. Otava.
  • [13] MELO, Lício de. – A Bíblia de vendas industriais / Lício de Melo. – 1. Ed. – Salto, SP: Schoba, 20
  • [14] MORITZ, Stefan. – Service Design Practical access to an evolving field / Stefan. Moritz, London 2005.
  • [15] RAMOS, Fabio Pestana. – O surgimento do homem, os primeiros agrupamentos sociais e o aparecimento das famílias. Disponível em: . Acessado em 11/04/2017
  • [16] RATTO, Luiz – Vendas técnicas de trabalho e mercado / Luiz Ratto – Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2007.
  • [17] SPIRO, R.L.; RICH, G.A.; STANTON, W.J. Gestão da força de vendas. Porto Alegre: AMGH, 2009.
  • [18] STICKDORN; Marc. SCHNEIDER; Jacob – Isto é design thinking de serviços / marc stickdorn, Jacob Schneider e coautores; tradução: Mariana Bandarra; revisão técnica: Larissa biolchini. – porto alegre: bookman, 2014.
Como citar:

VAZ, Franciele; AGUIAR, Victor Rafael Laurenciano Aguiar; "Ferramentas do design de serviços para área de vendas", p. 237-247 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/gampi2017-21

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações