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Eventos de design on-line como uma oportunidade pandémica: Lastra’21 um estudo de caso.

On-line design event as a pandemic opportunity: Lastra’21 a case study

Sampaio, João ; Matos, Demétrio ;

Artigo:

O cenário motivado pela Covid-19 promoveu formas alternativas de comunicação e organização de eventos, pelo que foi notória a consecutivo adiamento e cancelamento de eventos científicos, académicos e comercias. Na área do design, tal cenário também se registou e foi possível identificar a conversão de diversas iniciativas que outrora foram presenciais e agora foram promovidas em formato online. O Lastra foi um evento promovido pela Escola Superior de Design do IPCA que relaciona design, cerâmica e olaria, com o intuito de dinamizar e enaltecer o sector, bem como aproximar a academia e indústria. Com base nos convidados procurou-se expor uma diversidade de experiências pessoais. Desta forma foi possível apresentar perspetivas de educadores/docentes de design e design cerâmico; designers que apresentaram a sua em design cerâmica, quer numa vertente pessoal e desenvolvimento de pequenas edições, quer a nível profissional na resposta de encomendas e criação de peças para marcas e empresas; designers que ocupam uma posição estratégica na gestão do design em contexto de empresa e marca; e por último, designers com processos exploratórios e de investigação através do design. Este artigo procura analisar os resultados da iniciativa, o grau de satisfação e perfil dos participantes. Após o evento, foi possível avaliar alguns dados que permitem avaliar o impacto e a possível abrangência do evento. Esta análise baseou-se em duas abordagens distintas, mas complementares: uma baseada na informação direta sobre a inscrição no evento; e, por fim, por meio da aplicação de questionário aos inscritos no evento. A análise dos dados possibilitou a identificação da adesão dos diversos agentes (alunos, professores, designers e industriais), bem como o interesse demonstrado pelos participantes. Ademais, o formato on-line possibilitou a presença de convidados e participantes que num evento presencial seria mais difícil de alcançar. O presente artigo pretende promover a discussão do seu potencial futuro e quais as vantagens de realizar eventos em formatos semelhantes ou mistos para a promoção, educação e discussão de temas relacionados.

Artigo:

The scenario motivated by Covid-19 promoted alternative forms of communication and organization of events, for which the consecutive postponement and cancellation of scientific, academic, and commercial events was notorious. In the design area, this scenario was also registered, and it was possible to identify a conversion of several initiatives that were in person and now were promoted in an online format. Lastra was an event promoted by the Superior School of Design at IPCA, which links design, ceramics, and pottery, to energize and exalt the sector, as well as bringing academia and industry closer together. Based on the personal experience of the guest speakers itself we try to expose diversity. In this way it was possible to present perspectives of educators/teachers of design and ceramic design; designers that relate to ceramic design, either in a personal aspect and in the development of small editions, or at a professional level in the response to briefs and creation of pieces for brands and companies; designers who occupy a strategic position in design management in a company and brand context; and finally, designers with exploratory processes and research through design. This article seeks to analyze the results of the initiative, the degree of satisfaction and the profile of the participants. After the event, it was possible to evaluate some data that will allow us to assess the impact and possible scope of the event. This analysis was based on two distinct but complementary approaches: one based on direct information about registration for the event; and, finally, through the application of a questionnaire to those registered for the event. An analysis of the data allowed identification of the adhesion of the different agents (students, teachers, designers, and industrials managers), as well as the interest determined by the participants. Furthermore, the online format enabled the presence of participants and participants who in a face-to-face event would be more difficult to reach. This article intends to promote the discussion of its future potential and what are the advantages of holding events in similar or mixed formats for the promotion, education and discussion of themes related to design.

Palavras-chave: Design de produto, cerâmica, olaria, eventos online,

Palavras-chave: Product design, ceramics, pottery, online events,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-17

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Como citar:

Sampaio, João; Matos, Demétrio; "Eventos de design on-line como uma oportunidade pandémica: Lastra’21 um estudo de caso.", p. 237-250 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-17

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