Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE BRIQUETES PRODUZIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA CASCA DE COCO VERDE E BAGAÇO DE CANA

Bezerra, João Marcos Martins ; Vidal, Mariana de Souza ; Bizerra, Deiby Anne Uchôa Barroso ; Malveira, Jackson de Queiroz ; Rios, Maria Alexsandra de Sousa ;

Artigo Completo:

O Brasil é um grande gerador de resíduos provenientes da casca de coco verde e bagaço de cana. Esses dois tipos de resíduos sólidos ocupam um espaço considerável nos aterros sanitários e ainda podem causar sérios problemas ambientais, quando negligenciados e deixados de forma incorreta na natureza. Neste contexto, o presente trabalho teve por finalidade estudar o potencial energético dos briquetes produzidos a partir da mistura da casca do coco verde e do bagaço de cana. Os briquetes produzidos com estes resíduos surgem como uma alternativa, para fornecimento de energia, no qual é capaz de substituir com eficiência fontes de energia advindas dos combustíveis fósseis que contribuem, significantemente, para o aumento do efeito estufa no planeta. O estudo em questão investigou os briquetes produzidos a partir das proporções 0/100, 25/75, 50/50, 75/25 e 100/0 para casca de coco/bagaço de cana. De acordo com os resultados, o briquete feito com 100% da casca de coco apresentou o melhor potencial energético (16,495 MJ/kg), pois para um mesmo teor de umidade de 10,89%, este apresentou o poder calorífico mais elevado.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Briquetes, Potencial energético, Casca de coco, Bagaço de cana,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-116

Referências bibliográficas
  • [1] ANEEL. Agência Nacional de Energia Elétrica. Biomassa. Home Page. Disponível em: Acesso em: 09 de jun. de 2016.
  • [2] ALVES JUNIOR, F. T.; SANTOS, G. A. – Potencial de geração de biomassa para briquetagem e o perfil do mercado consumidor deste insumo na região do Cariri-CE. In: II Congresso Ibero-Americano de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Florestais & Seminário em Tecnologia de Madeiras e Produtos Florestais não madeiráveis. Anais...Curitiba: FUPEF, p. 3. 200
  • [3] BITENCOURT, D. V.; PEDROTTI, A. Usos da casca de coco: Estudo das viabilidades de implantação de usina de beneficiamento de fibra de coco em Sergipe. Revista da Fapese, v. 4, n. 2, p. 113-122, 2008.
  • [4] KOHLHEPP, G. Análise da situação da produção de etanol e biodiesel no Brasil. Estudos avançados, v. 24, n. 68, p. 223-253 ,2010.
  • [5] SILVA, V. L. M..M.; GOMES, W. C.; ALSINA, O. L. S. Utilização do bagaço de cana de açúcar como biomassa adsorvente na adsorção de poluentes orgânicos. Campina Grande - PB., 2007, 6 p. Revista UEPB.
  • [6] BIOMAX Indústria de máquinas LTDA – Disponível em: . Acesso em: 2 de jul. 201
  • [7] SILVEIRA, M. S. Aproveitamento das cascas de coco verde para produção de briquete em Salvador - BA. Bahia, 163 p., 2008. Dissertação (Mestrado em Gerenciamento e Tecnologias Ambientais no Processo Produtivo) – Universidade Federal da Bahia.
  • [8] VIEIRA A. C.; Caracterização da biomassa proveniente de resíduos agrícolas. Paraná, 56 p., 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • [9] KLAUTAU, V. P. Análise experimental de uma fornalha a lenha de fluxo de corrente para a secagem de grãos. Curitiba, 28 p., 2008. Dissertação (Mestrado em engenharia de recursos hídricos e ambiental) – Universidade Federal do Paraná.
  • [10] VALE, A.T.; GENTIL, L.V. Produção e uso energético de biomassa e resíduos agroflorestais. Tecnologias aplicadas ao setor madeireiro III. Rio Branco: Suprema, p.195-241, 2008.
  • [11] QUIRINO, W. F. Características de Briquetes de Carvão Vegetal a seu Comportamento na Combustão. Piracicaba, 80 p., 1991. Dissertação (Mestrado da Escola Superior Luiz de Queiroz) - Universidade de São Paulo. Piracicaba
  • [12] SILVA, M. B.; MORAIS, A. S. Avaliação Energética do Bagaço de Cana em Diferentes Níveis de Umidade e Graus de Compactação. In: XXVIII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ENEGEP, 2008, p. 1-9.
Como citar:

Bezerra, João Marcos Martins; Vidal, Mariana de Souza; Bizerra, Deiby Anne Uchôa Barroso; Malveira, Jackson de Queiroz; Rios, Maria Alexsandra de Sousa; "ESTUDO DO POTENCIAL ENERGÉTICO DE BRIQUETES PRODUZIDOS A PARTIR DE RESÍDUOS DA CASCA DE COCO VERDE E BAGAÇO DE CANA", p. 1154-1163 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-116

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações