Artigo - Open Access.

Idioma principal

ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DA CASCA DO MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULIS FLAVICARPA)

KINETIC STUDY OF DRYING OF THE PASSION FRUIT (PASSIFLORA EDULIS FLAVICARPA) PEEL.

RODRIGUES, GABRIEL SOUZA ; SUPERBI, RITA DE CASSIA ; FREITAS, CARINY MARIA POLESCA DE ; PINHEIRO, MATHEUS FURLAN ; SILVA, DEUSANILDE DE JESUS ; SUPERBI, RITA DE CASSIA ;

Artigo:

A atividade industrial de beneficiamento de polpas de frutas vem crescendo atualmente e com isso, possui destaque na geração de subprodutos, constituídos basicamente de cascas e sementes. Muitos destes subprodutos apresentam potencial para aproveitamento, no entanto ainda são pouco aproveitados e o seu descarte pode conduzir a impactos ambientais. Uma das alternativas de aproveitamento se dá por meio da secagem. Diante disso, estudou-se a viabilidade da secagem das cascas do maracujá por meio da avaliação do comportamento do produto durante a secagem em uma estufa com circulação de ar a 55 °C. O objetivo foi avaliar o comportamento desta etapa. De acordo com os resultados obtidos, pode-se afirmar que a partir de cinco horas a umidade em base seca não apresenta variações significativas.

Artigo:

Palavras-chave: SECAGEM; CASCA; MARACUJÁ,

Palavras-chave: DRYING; PEEL; PASSION FRUIT,

DOI: 10.5151/cobecic2019-ETA62

Referências bibliográficas
Como citar:

RODRIGUES, GABRIEL SOUZA; SUPERBI, RITA DE CASSIA; FREITAS, CARINY MARIA POLESCA DE; PINHEIRO, MATHEUS FURLAN; SILVA, DEUSANILDE DE JESUS; SUPERBI, RITA DE CASSIA; "ESTUDO DA CINÉTICA DE SECAGEM DA CASCA DO MARACUJÁ (PASSIFLORA EDULIS FLAVICARPA)", p. 2100-2106 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-ETA62

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações