Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Estratégias de design e comunicação para valorização do território em embalagens de produtos da biodiversidade.
Design and communication strategies for enhancing the territory in packaging of biodiversity products.
Castro, Isabela A. O. ; Dantas, Denise ;
CONGIC 2025:
Este artigo tem como objetivo, por meio de pesquisa exploratória em sites e supermercados, apresentar diversas estratégias utilizadas na valorização do território e da produção de produtos da biodiversidade. O destaque deste setor de produtos se faz necessário por apresentarem maneiras alterativas aos métodos de produção de alto impacto ambiental. Foram encontradas 39 estratégias diferentes, sendo as estratégias textuais, gráficas e gráfico-textuais as mais frequentes.
CONGIC 2025:
This article aims, through exploratory research on websites and supermarkets, to present the various strategies used in the valorization of territory and the production of biodiversity products. The highlight of this product sector is necessary because they present alternative methods to high environmental impact production processes. A total of 39 different strategies were found, with textual, graphical, and graphic-textual strategies being the most frequent.
Palavras-chave: território, biodiversidade, design de embalagens, ,
Palavras-chave: territory, biodiversity, packaging design,
DOI: 10.5151/cidi2025-1088847
Referências bibliográficas
- [1] BRASIL. Ministério da Agricultura e Agropecuária (2021).Resultados do Plano ABC (2010-2020). Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/planoabc-abcmais/plano-abc/acoes-do-plano
- [2] BRASIL. Ministério da Economia (2021). Portaria nº 46, de 14 de outubro de 2021: Dispõe sobre o processo eletrônico de concessão de registros de marcas. Diário Oficial da União. Disponível em: https://www.gov.br/inpi/pt-br/servicos/indicacoes-geograficas/arquivos/legislacao-ig/PORT_INPI_PR_046_2021_anexo.pdf
- [3] Juliani, A. J. (2021). A Rotulagem Ambiental Tipo I no Processo de Compras Públicas Sustentáveis do Brasil. Editora Blucher EBooks, 73–86. https://doi.org/10.5151/9786555500493-05
- [4] Krucken, L. (2009). Design e território : valorização de identidades e produtos locais. Studio Nobel.
- [5] Pinto, L. S. C. C. S. (2021). Design e Sustentabilidade na Prática: A Valorização do Território como uma Possibilidade. Editora Blucher EBooks, 133–144. https://doi.org/10.5151/9786555500493-10
- [6] Ribeiro, V. G. (2021). Rotulagem Ambiental: A Importância da Certificação Frente aos Diversos Apelos Ambientais Presentes no Mercado Brasileiro. Editora Blucher EBooks, 87–94. https://doi.org/10.5151/9786555500493-06
Como citar:
Castro, Isabela A. O.; Dantas, Denise ; "Estratégias de design e comunicação para valorização do território em embalagens de produtos da biodiversidade.", p. 2155-2165 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1088847
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações