fevereiro 2015 vol. 1 num. 2 - XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química

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ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PREDITIVO APLICADAS AO PROCESSO DE HIDROTRATAMENTO DE DIESEL

SILVA, J. I. S. da; BISCAIA JR, E. C.; SOUZA JR, M. B. ; SECCHI, A. R.;

Artigo:

A presença de contaminantes no óleo diesel é severamente controlada. Estes componentes afetam as propriedades do diesel, causando impactos nas emissões de poluentes e comprometendo sua comercialização. A legislação impõe o uso de diesel mais puro, como o diesel S10. Este trabalho aborda a modelagem fenomenológica e controle avançado do processo de hidrotratamento de diesel, tendo como base mecanismos existentes na literatura. Na representação do processo foi considerado um modelo dinâmico trifásico de um reator de leito gotejante. Uma estratégia de controle preditivo baseada em modelo (MPC) foi implementada com o objetivo de controlar a concentração de enxofre na saída do reator, manipulando a vazão de líquido na carga, na presença de distúrbios na vazão de hidrogênio. Observou-se que a estratégia de controle levou o teor de contaminante para dentro da faixa de especificação do diesel S10.

Artigo:

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeq2014-0523-25106-165116

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Como citar:

SILVA, J. I. S. da; BISCAIA JR, E. C.; SOUZA JR, M. B. ; SECCHI, A. R.; "ESTRATÉGIAS DE CONTROLE PREDITIVO APLICADAS AO PROCESSO DE HIDROTRATAMENTO DE DIESEL", p. 11543-11550 . In: Anais do XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química - COBEQ 2014 [= Blucher Chemical Engineering Proceedings, v.1, n.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeq2014-0523-25106-165116

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