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ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E CULTURA COMO DIRECIONADORES DE INOVAÇÃO: UM MODELO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS

STRATEGY, LEADERSHIP AND CULTURE AS INNOVATION VECTORS: A MODEL FOR SMALL BRAZILIAN COMPANIES

Marcon, Gabriela Almeida; Furlani, Maria José Hile; Pires, Gabriela Delcin;

Poster:

A manutenção da vantagem competitiva depende, atualmente, de iniciativas inovadoras. O fomento da inovação ocorrerá de forma diversa a depender do contexto em que cada organização está inserida. Na economia, o impacto gerado pelas pequenas e médias empresas brasileiras é de extrema importância para o crescimento de emprego e renda em nosso país. Neste contexto, esta pesquisa propõe-se a responder à seguinte questão: Quais critérios integrariam um modelo de processo de inovação para micro e pequenas empresas direcionado pela estratégia, liderança e cultura da organização? O objetivo geral do presente estudo é propor um modelo teórico de processo de inovação voltado para micro e pequenas empresas brasileiras. Apresenta-se uma caracterização das micro e pequenas empresas brasileiras; realizou-se uma revisão da literatura sobre o processo de inovação nas organizações, as características das organizações inovadoras, bem como da cultura e da liderança orientadas à inovação. O artigo está dividido em cinco seções. O modelo teórico proposto não pretende esgotar a discussão sobre o tema.

Poster:

Maintaining competitive advantage depends, currently, of innovative initiatives. Fostering innovation is differently depending on the context in which each organization operates. In economics, the impact generated by small and medium Brazilian companies is extremely important for the growth of employment and income in the country. In this context, this research aims to answer the following question: How to propose an innovation process model for small businesses targeted by strategy, leadership and organizational culture? The overall objective of this study is to propose a theoretical model of the innovation process focused on small Brazilian companies. It presents a characterization of small Brazilian companies. It was carried out a review of the literature on the process of innovation in organizations, the characteristics of innovative organizations regarding leadership, culture and strategy. The paper is divided into five sections. The proposed theoretical model does not exhaust the discussion on the subject.

Palavras-chave: Estratégia, Inovação, Modelo,

Palavras-chave: Strategy, Innovation, Model,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0027

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Como citar:

Marcon, Gabriela Almeida; Furlani, Maria José Hile; Pires, Gabriela Delcin; "ESTRATÉGIA, LIDERANÇA E CULTURA COMO DIRECIONADORES DE INOVAÇÃO: UM MODELO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS BRASILEIRAS", p. 240-248 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0027

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