Resumo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Espaços livres para Brincar: Análise com foco na Proteção e Segurança

Open Play Spaces: Analysis focused on Protection and Security

Sangali de Mello, Giullianna da Silva ; Andara Ramos, Larissa Leticia ; Jesus, Luciana Aparecida Netto ; Conde, Karla Moreira ;

Resumo:

Esta pesquisa tem como tema os espaços livres de uso público, com foco nos espaços para brincar e seu papel no desenvolvimento da infância, no enriquecimento sociocultural e na construção de cidades inclusivas, acolhedoras e que potencializem o ciclo completo da convivência urbana. Busca realizar uma análise crítica dos espaços livres para práticas sociais, com foco na proteção e segurança destes espaços, tendo como recorte a Regional Grande Ibes, município de Vila Velha-ES. O presente trabalho de iniciação científica foi desenvolvido em parceria com a Universidade Vila Velha- ES e a Universidade Federal do Espírito Santo e consta de cinco etapas metodológicas: Contextualização do tema; Estudo de projetos exemplares; Mapeamento dos espaços livres para brincar no software ArcGis; Desenvolvimento dos indicadores e Análises dos espaços. O Estudo, além de fornecer reflexões sobre a proteção e segurança dos espaços para brincar, indicam que as áreas infantis mapeadas necessitam de um novo olhar voltado para atender as reais necessidades deste público.

Resumo:

This research has as its theme the open spaces, with a focus on play spaces and their role in the development of childhood, socio-cultural enrichment and the construction of inclusive, became cities that enhance the complete cycle of urban coexistence. It seeks to carry out a critical analysis of the free spaces for social practices, focusing on the protection and security of these spaces, with a study case of Regional Grande Ibes, Vila Velha-ES. This study was developed by a collaborative research network between the Federal University of Espírito Santo and Vila Velha University, in five methodological stages: Contextualization of the theme; Study of project examples; Mapping of play spaces in the software AcGis; Developed the analyses parameters and analysis these spaces. The Study, in addition to providing reflections on the protection and safety of play spaces, indicates that the identified children’s areas need a new vision aimed at meeting the real need of this public.

Palavras-chave: Espaço público, Infâncias contemporâneas, Cidade inclusiva,

Palavras-chave: Public space, Contemporary childhood, Inclusive city,

DOI: 10.5151/singeurb2019-44

Referências bibliográficas
  • [1] BRASIL. Índice de Caminhabilidade Ferramenta - ITDP, Versão 2.0. Rio de Janeiro, 2018.
  • [2] COTRIM, G. S. & Bichara, I. D. (2013). O Brincar no Ambiente Urbano: Limites e Possibilidades em Ruas e Parquinhos de uma Metrópole. Psicologia: Reflexão e Crítica, 26(2), 388-395. Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.
  • [3] DIAS, Marina Simone. Em busca dos espaços públicos de brincar: um estudo das infâncias contemporâneas na cidade de Vitória-ES. Pós, Rev. Programa Pós-Grad. Arquit. Urban. FAUUSP. São Paulo, v. 25, n. 45, p. 102-117, jan-abr 2018.
  • [4] IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Censo Demográfico, 2010. Disponível em: < https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/es/vila-velha.html?>. Acesso em: 10 mar. 2019.
  • [5] MEDEIROS, Adriana Araujo et Al. Acessibilidade inclusiva no parque infantil arruda câmara, p. 739-750. In: Anais do VI Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído & VII Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral [=Blucher Design Proceedings, v.2 n.7]. São Paulo: Blucher, 2016.
  • [6] SARTORI, Gabriela Dias; ALVEZ, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. A cultura lúdica infantil em parques públicos: Qual o espaço e tempo para brincar? Educação Unisinos. 19(3):401-408, setembro/dezembro 2015.
  • [7] SEMPLA – Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. Perfil Socioeconômico por Bairros, 2013. Disponível em: Acesso em: 17 mar. 2019.
Como citar:

Sangali de Mello, Giullianna da Silva; Andara Ramos, Larissa Leticia; Jesus, Luciana Aparecida Netto; Conde, Karla Moreira; "Espaços livres para Brincar: Análise com foco na Proteção e Segurança", p. 306-312 . In: Anais do II Simpósio Nacional de Gestão e Engenharia Urbana. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/singeurb2019-44

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações