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Ensino e aprendizagem de Desenho Técnico para surdos: considerações do uso do Desenho Universal da Aprendizagem

Teaching and learning Technical Drawing for the deaf: considerations on the use of Universal Design for Learning

Sacramento, Roberto L. do ; Carvalho, Ricardo Artur P. ;

CIDI 2025:

Baseado em uma pesquisa de doutorado em Design, este artigo objetiva refletir sobre a aplicação do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) no ensino de Desenho Técnico, para inclusão de estudantes surdos. Com abordagem qualitativa, composta por revisão de literatura e entrevistas semiestruturadas, buscou-se considerar as necessidades comunicativas dos surdos e refletir sobre a aplicação dos recursos do DUA para promover uma aprendizagem mais acessível e eficaz. Os resultados sugerem que a adoção do DUA, com sua variedade de recursos e estratégias, pode contribuir de forma significativa para a inclusão educacional.

CIDI 2025:

Based on a doctoral research in Design, this article aims to reflect on the application of Universal Design for Learning (UDL) in the teaching of Technical Drawing, for the inclusion of deaf students. With a qualitative approach, consisting of a literature review and semi-structured interviews, we sought to consider the communicative needs of deaf students and reflect on the application of UDL resources to promote more accessible and effective learning. The results suggest that the adoption of UDL, with its variety of resources and strategies, can contribute significantly to educational inclusion.

Palavras-chave: ensino e aprendizagem, desenho técnico, surdos, desenho universal da aprendizagem (DUA),

Palavras-chave: teaching and learning, technical drawing, deaf people, universal design for learning (UDL),

DOI: 10.5151/cidi2025-1091221

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Como citar:

Sacramento, Roberto L. do; Carvalho, Ricardo Artur P.; "Ensino e aprendizagem de Desenho Técnico para surdos: considerações do uso do Desenho Universal da Aprendizagem", p. 622-635 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091221

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