Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Ensino da prática de Desenho em plataformas digitais durante uma pandemia: flexibilidade com responsabilidade

Teaching the practice of Drawing on digital platforms during a pandemic: flexibility with responsibility

Félix da Costa, Carlos Eduardo ; Pereira, Gisela Friaça de Souza ;

Artigo:

O presente artigo visa expor soluções e práticas que possibilitaram a continuidade de disciplinas que trabalham com a figura humana – Modelo Vivo e Ilustração de Moda – em plataformas digitais; atividades tradicionalmente presenciais e realizadas a partir da observação de um referencial e da intervenção direta do professor sobre o trabalho do aluno. Barreiras que pareciam instransponíveis revelaram-se ponto de partida para novas metodologias e um meio eficaz de proporcionar amparo no isolamento. Para tanto, nos apoiaremos nos conceitos de autores que valorizam a ludicidade, o empirismo e a passagem de conhecimento pela construção de vínculos, ainda que difíceis por conta da situação.

Artigo:

This article aims to expose solutions and practices that enabled the continuity of disciplines that work with the human figure – Living Model and Fashion Illustration – on digital platforms; activities traditionally face-to-face and carried out based on the observation of a reference and the direct intervention of the teacher on the student's work. Barriers that seemed insurmountable turned out to be the starting point for new methodologies and an effective means of providing protection in isolation. Therefore, we will rely on the concepts of authors who value playfulness, empiricism and the passage of knowledge through the construction of links, even if difficult due to the situation.

Palavras-chave: Desenho de observação, metodologia, virtualidade,

Palavras-chave: Observational drawing, methodology, virtuality,

DOI: 10.5151/mxriodc2021-11

Referências bibliográficas
  • [1] Betty Edwards. (1999). The new drawing on the right side of brain. Nova Iorque: Penguin Putnam Inc.
  • [2] Bondía, J. L. (2002). Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista. Brasileira de Educação, 19, 20-28. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt&format=pdf
  • [3] Hooks, Bell. (2013). Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes.
  • [4] Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos. (1999). Aprendendo Aprendizagem. Um estudo com Apparecida Mamede. Windows 95. Rio de Janeiro: PUC-RIO. 1 CD-ROM.
  • [5] Maturana, H., & Zöller, G. (2004). Amar e Brincar: Fundamentos esquecidos do humano do patriarcado à democracia. São Paulo: Palas Atenas.
  • [6] Sam Piyasena e Beverly Philp. (2014). Explorar el dibujo. Barcelona: Editora GG.
  • [7] Schön, D. (2000). Educando o Profissional Reflexivo. Porto Alegre: Artmed.
  • [8] Žižek S. (2020). Revista IHU on-line. Disponível em http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/599222-zizek-nao-existe-um-retorno-a-normalidade-pos-coronavirus
Como citar:

Félix da Costa, Carlos Eduardo; Pereira, Gisela Friaça de Souza; "Ensino da prática de Desenho em plataformas digitais durante uma pandemia: flexibilidade com responsabilidade", p. 146-162 . In: Anais do 9º Congresso Internacional MXRIO DESIGN Conference 2021. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/mxriodc2021-11

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações