Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Ensino-aprendizagem de design de informação baseado em narrativas
Narrative-based information design teaching and learning
Emanuel, Bárbara ;
CIDI 2025:
Descrevo aqui a experiência de uma disciplina sobre design de informação que ministrei para alunos de graduação em Jornalismo. A abordagem foi baseada em narrativas, um aspecto comum aos campos do jornalismo e do design. A disciplina foi estruturada em quatro blocos: narrativas, conteúdo visual, retórica e interação. Em cada bloco, a turma realizou uma atividade, sendo a última a realização de uma visualização interativa. Este artigo traz a descrição da disciplina, incluindo sua organização, o conteúdo trabalhado e as atividades realizadas, além de comentários sobre os seus resultados.
CIDI 2025:
"Here I describe the experience of a course on information design that I taught to undergraduate Journalism students. The approach was based on narratives, a common aspect in the fields of journalism and design. The course was structured in four blocks: narratives, visual content, rhetoric and interaction. In each block, the class carried out an activity, the last being an interactive visualization. This article provides a description of the course, including its organization, its content and the activities carried out, as well as comments on its results.
Palavras-chave: ensino-aprendizagem, narrativas, design de informação, jornalismo,
Palavras-chave: teaching and learning, narratives, information design, journalism,
DOI: 10.5151/cidi2025-1085283
Referências bibliográficas
- [1] Aristóteles. (2012 \[n. d.]). Retórica. (M. Alexandre Júnior, P. F. Alberto, & A. d. Pena, Trads.) São Paulo: Martins Fontes.
- [2] Austen, J. (2020 \[1813]). Pride and Prejudice: The Complete Novel, with Nineteen Letters from the Characters' Correspondance, Written and Folded by Hand. São Francisco: Chronicle Books.
- [3] Bataille, M. (2008). ABC3D. Nova York: Roaring Brook Press.
- [4] Clerc, L. (2012). Flip Fashion: The Mix 'n' Match Lookbook. Londres: Laurence King.
- [5] Gancho, C. V. (2002). Como analisar narrativas. São Paulo: Editora Ática.
- [6] Kanno, M. (2013). Infografe: Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente. São Paulo: Infolide.
- [7] Leblond, M., & Bertrand, F. (2014). Parque de diversões em pijamarama. São Paulo: Cosac Naify.
- [8] Yoon, S. (2012). Space walk: lift-the-flap adventures. Nova York: Sterling Children's Books.
Como citar:
Emanuel, Bárbara; "Ensino-aprendizagem de design de informação baseado em narrativas", p. 465-484 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1085283
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações