CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Embalagens de barras de proteína: um estudo inicial da percepção dos consumidores

Protein bar packaging: a preliminary study on consumer perception

Pais, Luiz Vynnicius C. ; Oliveira, Gabriela Araujo F. ;

CONGIC 2025:

Este artigo tem como objetivo investigar a percepção de atributos pelos consumidores a partir das embalagens de barras de proteína. Para isso, (1) realizamos uma análise exploratória; (2) selecionamos as embalagens para compor o corpus analítico; (3) identificamos os principais atributos ressaltados pelas marcas; (4) analisamos os atributos visuais das embalagens; e (5) aplicamos um questionário para compreender quais atributos os consumidores relacionam com as embalagens selecionadas. Este estudo apontou que atributos como ""nutritiva"", ""saudável"" e ""energia"" são os mais relacionados pelos respondentes e evidenciou aspectos da linguagem gráfica visual relacionando-os aos atributos.

CONGIC 2025:

This article aims to investigate consumers' perception of attributes from protein bar packaging. To this end, (1) we conducted an exploratory analysis; (2) we selected the packaging to compose the analytical corpus; (3) we identified the main attributes highlighted by the brands; (4) we analyzed the visual attributes of the packaging; and (5) we applied a questionnaire to understand which attributes consumers associate with the selected packaging. This study indicated that attributes such as "nutritious", "healthy", and "energy" are the most related by respondents and highlighted aspects of the visual graphic language relating them to the attributes.

Palavras-chave: embalagem, barras de proteína, percepção do consumidor,

Palavras-chave: packaging, protein bars, consumer perception,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091352

Referências bibliográficas
  • [1] Fortune Business Insights. (2025). Tamanho do mercado de barras de proteínas, participação da indústria e análise de impacto COVID-19 (...). Disponível em: . Acesso em: 12 fev. 2025.
  • [2] Klaic, F.G.; Oliveira, G.A.F. (2024). Logotipos de bancos digitais: uma análise exploratória de características e similaridades tipográficas, p. 1655-1663. In: Anais do 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. São Paulo: Blucher.
  • [3] Mestriner, F. (2005). Design de embalagem – curso avançado. São Paulo: Prentice Hall.
  • [4] Oliveira, G. A. F.; Lima, S.; Souza, E. A. B. M. (2024). A codificação gráfica de emodities: do cartaz ""Work hard & be nice to people"" às capas de livros de autoajuda, p. 178-196. In: Anais do 11º Congresso Internacional de Design da Informação – CIDI. São Paulo: Blucher.
Como citar:

Pais, Luiz Vynnicius C.; Oliveira, Gabriela Araujo F.; "Embalagens de barras de proteína: um estudo inicial da percepção dos consumidores", p. 2202-2210 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091352

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações