Resumo - Open Access.

Idioma principal

EFEITO DA MANGIFERINA E DO EXTRATO DAS FOLHAS DE MANGA UBÁ (MANGÍFERA INDICA L) NA MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DO RECEPTOR PPARα E DO FATOR DE TRANSCRIÇÃO NFκB NO TECIDO CEREBRAL DE ANIMAIS INDUZIDOS À SÍNDROME METABÓLICA

Caetano, M. M. M. ; Toledo, R. C. L. ; Brito, L. F. ; Queiroz, J. H. ;

Resumo:

A Síndrome Metabólica (SM) é vista atualmente como uma epidemia mundial, sendo a obesidade apontada como um dos seus principais fatores. Os PPARs (Peroxisome proliferator-activated receptors) possuem grande importância na regulação do metabolismo lipídico, na homeostase da glicose, na proliferação celular e apoptose. A distribuição da gordura corporal é um fator relevante e parece ser o elo entre o aumento de peso, a adipogênese, a inflamação e os riscos metabólicos. O extrato da folha de manga (Mangifera indica L) e a mangiferina possuem propriedades farmacológicas tais como antioxidante e anti-inflamatória, apresentando um potencial valor no tratamento da SM. O presente estudo teve como objetivo avaliar o efeito da mangiferina e do extrato das folhas de manga na expressão gênica do receptor PPARα no cérebro de ratos alimentados com dieta de cafeteria. Ratos wistar receberam dieta comercial por 7 dias e após esse tempo receberam dieta de cafeteria e, por gavagem, o extrato das folhas de manga e a mangiferina isolada durante 7 dias. A ingestão alimentar e o peso corporal foram mensurados diariamente. Após eutanásia, o tecido cerebral foi removido e utilizado para verificar a expressão do receptor PPARα pela técnica de RT-PCR (Reverse transcription polymerase chain reaction). Houve aumento da expressão do receptor PPARα tanto no grupo que recebeu o extrato quanto no grupo que recebeu a mangiferina. O extrato não apresentou influência significativa sobre a expressão do NFκB, enquanto a mangiferina diminuiu a expressão do fator de transcrição. Conclui-se que o extrato das folhas de manga e a mangiferina modularam a expressão de genes associados aos fatores de risco metabólico, mostrando um alto potencial bioativo na adipogênese.

Resumo:

Palavras-chave: síndrome metabólica, Mangifera indica, mangiferina, receptor PPARα, NFκB,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0097

Referências bibliográficas
Como citar:

Caetano, M. M. M.; Toledo, R. C. L.; Brito, L. F.; Queiroz, J. H.; "EFEITO DA MANGIFERINA E DO EXTRATO DAS FOLHAS DE MANGA UBÁ (MANGÍFERA INDICA L) NA MODULAÇÃO DA EXPRESSÃO DO RECEPTOR PPARα E DO FATOR DE TRANSCRIÇÃO NFκB NO TECIDO CEREBRAL DE ANIMAIS INDUZIDOS À SÍNDROME METABÓLICA", p. 7-8 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0097

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações