Resumo - Open Access.

Idioma principal

EFEITO ALELOPÁTICO DOS EXTRATOS HEXÂNICO E METANÓLICO OBTIDOS DOS FRUTOS VERDES DE Solanum lycocarpum A. St. Hil. SOBRE Lactuca sativa (ALFACE)

Silva, Izabela C. A. ; Fonseca, Juliana C. ; Lima, Luciana A. R. dos Santos ;

Resumo:

A espécie vegetal Solanum lycocarpum A. St. Hil., da família Solanaceae, popularmente conhecida como lobeira, cresce e se desenvolve em condições ambientais desfavoráveis, tais como terras ácidas e pobres em nutrientes. É capaz de suportar um clima árido e períodos de seca prolongados, resistindo ainda a ciclos anuais de queimadas feitas pelo homem. Por suas características vitais, o presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito alelopático dos extratos hexânico e metanólico obtidos dos frutos verdes de Solanum lycocarpum sobre radículas e hipocótilos de Lactuca sativa (alface). Os frutos de Solanum lycocarpum foram coletados, triturados manualmente e submetidos à extração em aparelho de Soxhlet com hexano e, posteriormente, com metanol. O ensaio de atividade alelopática foi feito com sementes de Lactuca sativa L. O crescimento das sementes foram conduzidos em solução tampão MES [ácido 2-(N-morfolino)etanosulfônico] na concentração de 1,95 g/L e os extratos hexânico e metanólico foram testados nas concentrações de 200, 100 e 50 μg/mL. Foram distribuídas 25 sementes de Lactuca sativa (alface) em placas de petri e adicionados 7 mL de solução tampão contendo as amostras ou 7 mL dos controles (solução tampão sem qualquer amostra testada). As placas foram incubadas por dez dias em Câmara de Germinação, a 25 oC. Depois, o comprimento das radículas e dos hipocótilos foi medido. Os resultados obtidos no experimento mostraram maior inibição do hipocótilo com o extrato hexânico, na concentração de 200 µg/mL, e com o metanólico, na concentração de 50 µg/mL. Em relação à radícula, o extrato hexânico na concentração de 100 µg/mL e o metanólico na concentração de 50 µg/mL apresentaram maior porcentagem de inibição. Os extratos hexânico e metanólico de Solanum lycocarpum A. St. Hil. apresentaram efeito alelopático sobre radículas e hipocótilos de Lactuca sativa (alface).

Resumo:

Palavras-chave: Solanum lycocarpum, alface, efeito alelopático,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/biochem-jaibqi-0033

Referências bibliográficas
Como citar:

Silva, Izabela C. A.; Fonseca, Juliana C.; Lima, Luciana A. R. dos Santos; "EFEITO ALELOPÁTICO DOS EXTRATOS HEXÂNICO E METANÓLICO OBTIDOS DOS FRUTOS VERDES DE Solanum lycocarpum A. St. Hil. SOBRE Lactuca sativa (ALFACE)", p. 53-54 . In: Anais da V Jornada Acadêmica Internacional de Bioquímica [= Blucher Biochemistry Proceedings, v.1, n.1]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2359-5043, DOI 10.5151/biochem-jaibqi-0033

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações