Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CONGIC 2025 - Open Access.
Divulgação científica das conexões entre design e educação: desenvolvimento de um sistema gráfico para redes sociais
Scientific dissemination of the connections between design and education: development of a graphic system for social networks
Correia, Felipe ; Leal, Raquel ; Cunha, Pedro ; Martins, Bianca ;
CONGIC 2025:
O Núcleo Design & Escola da ESDI/ UERJ investiga e explora a integração do Design no processo de ensino-aprendizagem escolares. Busca-se desenvolver uma Divulgação Científica sobre os aprendizados, a fim de ampliar os conhecimentos técnico-científicos para a sociedade. Assim, o Núcleo desenvolveu um sistema gráfico para otimizar a comunicação virtual das redes sociais utilizando o enfoque processual Duplo Diamante e estudos de Design da Informação.
CONGIC 2025:
Núcleo Design & Escola of ESDI/UERJ investigates and explores the integration of design into the teaching-learning process in schools. The aim is to develop a Scientific Dissemination of learning in order to expand technical-scientific knowledge for society. In this way, Núcleo Design & Escola has developed a graphic system to optimize virtual communication on social networks using the "Double Diamond" procedural approach and Information Design studies.
Palavras-chave: divulgação científica, sistema gráfico, redes sociais,
Palavras-chave: scientific dissemination, graphic system, social media,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091743
Referências bibliográficas
- [1] Albagli, S. (1996). Divulgação científica: informação científica para a cidadania?. Ciência da Informação, 25(3), 396-404. Disponível em [https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639](https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/639)
- [2] Arnt, A. d. M., França, C., & Bessa, E. (Org.). (2015). Divulgação científica e redação para professores. (pp. 15-16). Brasil: Ideias. Disponível em [https://www.academia.edu/50082239/Divulgação\_científica\_e\_redação\_para\_professores\_Ebook](https://www.academia.edu/50082239/Divulgação_científica_e_redação_para_professores_Ebook)
- [3] Design Council. (2019). A study of the design process. Londres: Design Council. Disponível em [https://www.designcouncil.org.uk/our-resources/framework-for-innovation/](https://www.designcouncil.org.uk/our-resources/framework-for-innovation/)
- [4] Diretoria de Comunicação Social da Uerj. (2023). Manual de uso e aplicação da marca Uerj. Rio de Janeiro. Recuperado de [https://www.uerj.br/a-uerj/a-universidade/marca-uerj/](https://www.uerj.br/a-uerj/a-universidade/marca-uerj/)
- [5] Fundação Oswaldo Cruz (2021). Política de Divulgação Científica da Fundação Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro: Fiocruz, p. 32.
- [6] Oliveira, T. (2018). Quanto tempo leva para fazer ciência? A emergência no tempo da comunicação científica. Recuperado de [https://blog.scielo.org/blog/2018/07/06/quanto-tempo-leva-para-fazer-ciencia-a-emergencia-do-tempo-na-comunicacao-cientifica/](https://blog.scielo.org/blog/2018/07/06/quanto-tempo-leva-para-fazer-ciencia-a-emergencia-do-tempo-na-comunicacao-cientifica/)
- [7] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (SBDI). (2020). Brasil. Recuperado de [https://www.sbdi.org.br/definicoes](https://www.sbdi.org.br/definicoes)
Como citar:
Correia, Felipe; Leal, Raquel; Cunha, Pedro; Martins, Bianca; "Divulgação científica das conexões entre design e educação: desenvolvimento de um sistema gráfico para redes sociais", p. 2373-2384 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091743
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações