Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Diário de um adolescente com deficiência auditiva: intervenções do Design da Informação na comunicação escolar
Diario de un adolescente con discapacidad auditiva: intervenciones del Diseño de la Información en la comunicación escolar
Medina, Camila ; Jacob, Regina Tangerino S. ; Domiciano, Cassia L. C. ; Reis, Jorge dos ;
CIDI 2025:
A adolescência é um período de transição com desafios significativos, especialmente para jovens com deficiência auditiva, frequentemente sub-representados em pesquisas sobre design de assistência em saúde. Estratégias como conscientização sobre a deficiência, uso de Tecnologias Assistivas (TA) e metodologias de design são essenciais para aprimorar a percepção auditiva, promover o autocuidado e reduzir o estigma, especialmente no ambiente escolar. Este estudo de revisão apresenta intervenções fundamentadas nos conceitos de Design Educacional, Design da Informação e Design Gráfico Inclusivo, destacando a importância de envolver adolescentes surdos no desenvolvimento de soluções que atendam às suas reais necessidades.
CIDI 2025:
Adolescence is a period of transition with significant challenges, especially for young people with hearing impairments, who are often underrepresented in research on healthcare assistance design. Strategies such as raising awareness about disabilities, using Assistive Technologies (AT), and design methodologies are essential to enhance auditory perception, promote self-care, and reduce stigma, particularly in the school environment. This review study presents interventions grounded in the concepts of Educational Design, Information Design, and Inclusive Graphic Design, emphasizing the importance of involving deaf adolescents in the development of solutions that meet their real needs.
Palavras-chave: Design da informação, Design Gráfico Inclusivo, Sistema de Microfone Remoto, adolescentes surdos,
Palavras-chave: Information Design, Inclusive Graphic Design, Remote Microphone System, deaf adolescents,
DOI: 10.5151/cidi2025-1087893
Referências bibliográficas
- [1] Ares, G., Alcaire, F., Gugliucci, V., Machín, L., Carolina de León, Natero, V., & Otterbring, T. (2023). Colorful candy, teen vibes and cool memes: prevalence and content of Instagram posts featuring ultra-processed products targeted at adolescents. https://doi.org/10.1108/ejm-12-2022-0899
- [2] Blumberg, R., & Devlin, A. S. (2006). Design Issues in Hospitals. Environment and Behavior, 38(3), 293–317. https://doi.org/10.1177/0013916505281575
- [3] Brandt, S. E. (2024). Promoting independence for learners who are deafdisabled: Designing instruction with universal design for learning. Deafness & Education International, 1–18. https://doi.org/10.1080/14643154.2024.2337309
- [4] Brasil (2013). Portaria no 1.27 Inclui o Procedimento de Sistema de Frequência Modulada Pessoal (FM) na Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM) do SUS https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1274_25_06_2013.html
- [5] Bray, E. A., Everett, B., George, A., Salamonson, Y., & Ramjan, L. M. (2021). Co-designed healthcare transition interventions for adolescents and young adults with chronic conditions: a scoping review. Disability and Rehabilitation, 1–22. https://doi.org/10.1080/09638288.2021.1979667
- [6] Braz, M. P., Henriques, F., & Domiciano, C. L. C. (2017). Design sem barreiras. Discussão-ação em Design Gráfico Inclusivo [Review of Design sem barreiras. Discussão-ação em Design Gráfico Inclusivo]. In Andrade, A. B. P et al. (Auts.), Ensaios em Design - Saberes e Processos (pp. 161–201). https://ensaiosemdesign.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Ensaios_em_design_7.pdf
- [7] Christensen, C. G., Bickham, D., Ross, C. S., & Rich, M. (2015). Multitasking With Television Among Adolescents. Journal of Broadcasting & Electronic Media, 59(1), 130–148. https://doi.org/10.1080/08838151.2014.998228
- [8] Eörsi, D., Árva, D., & Herczeg, V. (2020). Digital module of a complex school-based health education program tries to maintain equality. European Journal of Public Health, 30(Supplement_5). https://doi.org/10.1093/eurpub/ckaa166.067
- [9] Ferreira, C. (2021). Surdos que não usam Libras pedem apoio para inclusão em escolas - Notícias. Portal Da Câmara Dos Deputados. https://www.camara.leg.br/noticias/775521-surdos-que-nao-usam-libras-pedem-apoio-para-i nclusao-em-escolas/
- [10] Lacerda, M. G., & Farbiarz, J. L. (2018). A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio [Review of A formação visual do leitor por meio do Design na Leitura: livros de literatura para Educação Infantil e Ensino Médio]. In 13o Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. Univille.
- [11] Lemos, S. (2023). Mais de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de surdez [Review of Mais de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de surdez]. Jornal Da USP, 1a edição. https://jornal.usp.br/?p=674626
- [12] Levesque, E., & Duncan, J. (2024). Inclusive education for deaf students: Pass or fail. Deafness & Education International, 26(2), 125–126. https://doi.org/10.1080/14643154.2024.2341573
- [13] Levesque, E., Snoddon, K., & Duncan, J. (2024). Universal design for learning: A pathway to independence for deaf and hard of hearing learners. Deafness & Education International, 26(4), 299–300. https://doi.org/10.1080/14643154.2024.2417500
- [14] Mansouri, M. C., Miller, A. L., Kurth, J. A., Ruhter, L., Wilt, C. L., Toews, S. G., & Morningstar, M. E. (2024). Teachers’ Insights on Cultivating Inclusive Education for Students with Complex Support Needs. Teachers College Record the Voice of Scholarship in Education. https://doi.org/10.1177/01614681241302637
- [15] Medina, C., Seles, T. P., Domiciano, C. L. C., Ranaldi , L., & Jacob, R. T. de S. (2019). Design Gráfico Inclusivo para adolescentes: cartilha educativa de orientações aos professores de estudantes com deficiência auditiva In Anais do 9o Congresso Internacional de Design da Informação | CIDI 2019. Sociedade Brasileira de Design da Informação – SBDI.
- [16] Moragas, V. J. (2022). Você sabia que existem surdos sinalizados e oralizados? Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. https://www.tjdft.jus.br/acessibilidade/publicacoes/sementes-da-inclusao/voce-sabia-que-exi stem-surdos-sinalizados-e-oralizados
- [17] Morningstar, M. E., Shogren, K. A., Lee, H., & Born, K. (2015). Preliminary Lessons About Supporting Participation and Learning in Inclusive Classrooms. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, 40(3), 192–210. https://doi.org/10.1177/1540796915594158
- [18] Nelson, C., & Bruce, S. M. (2019). Children Who Are Deaf/Hard of Hearing with Disabilities:
- [19] Paths to Language and Literacy. Education Sciences, 9(2), 134. https://doi.org/10.3390/educsci9020134
- [20] Neves, F. F., & Farias, B. S. S. (2024). Accessible Educational Resources: Assistive Technology and Information Design Promoting Educational Inclusion for People with Hearing Disabilities.
- [21] DAT Journal, 9(1), 36–51. https://doi.org/10.29147/datjournal.v9i1.74
- [22] Nugroho, A. S., & Wibowo, M. C. (2024). Design and Implementation of Animated Stickers as an Educational Tool for Adolescent Drug Awareness Using the MDLC Method. 2(2), 179–206. https://doi.org/10.51903/ijgd.v2i2.2114
- [23] Pembroke, S., Cody, D., Roche, E. F., Sleath, B., Hilliard, C., Brenner, M., & Coyne, I. (2022). Encouraging adolescents’ participation during paediatric diabetes clinic visits: Design and development of a question prompt list intervention. Diabetes Research and Clinical Practice, 190, 109985. https://doi.org/10.1016/j.diabres.2022.109985
- [24] Pesquisa Nacional de Saúde - PNAD. (2019). Ciclos de Vida. https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101846.pdf
- [25] Petterson, R. (2015). Information Design 3: Image Design (Revised edition 2015) [Review of Information Design 3: Image Design]. IIID Public Library.
- [26] Pfeifer, P. (2013). Crônicas da Surdez (2a. Edição). Plexus Editora.
- [27] Qin, R., Luo, L., & Xu, L. (2021). The application and prospect of educational technology innovation in adolescent cognitive development. 2021 2nd International Conference on Information Science and Education (ICISE-IE), 32, 1588–1591. https://doi.org/10.1109/icise-ie53922.2021.00351
- [28] Salend, S. J., & Duhaney, L. (2007). Inclusion: Yesterday, today, and tomorrow. Reflections on Inclusion: Classic articles that shaped our thinking. Arlington, Va.: Council for Exceptional Children, 147-159.
- [29] Santos, S. M. A. V., Vieira, A. A., Carvalho, I. E., Freire Junior, J. M., Santos, L. J., Fujiyoshi, M. R. S., Silva, P. E. C., & Santos, R. (2024). Estudando a integração digital: como a tecnologia facilita a inclusão de alunos. Caderno Pedagógico, 21(3), e2931–e2931. https://doi.org/10.54033/cadpedv21n3-002
- [30] Silva, R. L. F., Carneiro, L. A., Nery, D. B., Duarte, L. A., Moret, A. L. M., Salimon, A., Angelo, T. C. S, Medina, C., Albano, D. M., Abramides, D. V. M., Lopes, N. B. F., & Jacob, R. T. S. (2020). A autoadvocacia como prática de empoderamento de adolescentes com deficiência auditiva: um estudo-piloto. Audiology - Communication Research, 25. https://doi.org/10.1590/2317-6431-2020-2324
- [31] Silva, R. L. F., Jacob, R. T. S., Moret, A. L. M., Lopes, N. B. F., Nery, D. B., & Angelo, T. C. S. de. (2022). Ensino remoto para estudantes com deficiência auditiva: recomendações para estudantes, pais e professores. Bauru: Laboratório de Acessibilidade e Audiologia Educational - FOB-USP.
- [32] Silva, R. L. F., Nery, D. B., Duarte, L. A., Salimon, A., Spósito, C., Silva, E. J., et al. (2018). “Arrasando na escola”: o uso de ferramentas lúdicas para favorecer a autoadvocacia de adolescentes com deficiência auditiva. In Anais. São Paulo: Academia Brasileira de Audiologia.
- [33] Skrebneva, I., & Fordham, L. (2024). Nothing for us without us: Student-identified approaches that can support the inclusion of deaf students in South African secondary schools. Deafness & Education International, 1–19. https://doi.org/10.1080/14643154.2024.2336943
- [34] Spósito, C., Carneiro, L. A., Bento, B. C. S., Bucuvic, É. C., & Jacob, R. T. de S. (2023). Resistência ao uso do Sistema FM por crianças e adolescentes: fato ou mito? Uma análise de prontuários de pacientes atendidos em um serviço de saúde auditiva. Revista CEFAC, 25, e8022. https://doi.org/10.1590/1982-0216/20232518022s
- [35] Timm, D. V. R., & Ferreira Filho, R. C. M. (2024). Pontes de comunicação: Inclusão de estudantes com Deficiência Auditiva ou Surdos Oralizados (44f.). https://proedu.rnp.br/handle/123456789/2109
- [36] Wake, L. (2020, February 12). Designing for users who are deaf or hard of hearing | Digital Communications team blog. University of St Andrews. https://digitalcommunications.wp.st-andrews.ac.uk/2020/02/12/designing-for-users-who-are- deaf-or-hard-of-hearing/
- [37] World Health Organization. (2019). Deafness and Hearing Loss. Who.int; World Health
- [38] Organization: WHO. https://www.who.int/health-topics/hearing-loss#tab=tab_1
- [39] World Health Organization. (2020). Adolescent health. Www.who.int. https://www.who.int/health-topics/adolescent-health/#tab=tab_1
- [40] Zugliani, A. P., Motti, T. F. G., & Castanho, R. M. (2007). Hearing impaired adolescents’ self-concept and their relations to hearing aids. Revista Brasileira de Educação Especial, 13(1), 95–110. https://doi.org/10.1590/S1413-65382007000100007
Como citar:
Medina, Camila; Jacob, Regina Tangerino S.; Domiciano, Cassia L. C.; Reis, Jorge dos; "Diário de um adolescente com deficiência auditiva: intervenções do Design da Informação na comunicação escolar", p. 837-850 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1087893
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações
