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DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2
DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2
Duque, Oscar Javier; Jr., Guido Roewer; Furlan, Paolo
Artigo Completo:
O presente trabalho visa mostrar a possibilidade de evolução da normativa OBDBr-2, demonstrando que é oportuno caminhar na mesma direção dos mais exigentes padrões internacionais visando um futuro alinhamento das normativas, mesmo levando-se em consideração os fatores complicadores da tecnologia Flex Fuel. A redução dos limites de emissões OBDBr-2 seguindo a tendência de redução daqueles das emissões de escapamento e levando-se em consideração possíveis alterações nos fatores de deterioração (Durabilidade de 80000km para 120000km ou 160000km), a criação de um limite para os óxidos de nitrogênio (NOx) para a diagnose do catalisador que conta apenas com o limite para hidrocarbonetos (NMHC), e a obrigatoriedade de se manter as diagnoses ativas em qualquer relação Ar/Combustível e não apenas nas relações correspondentes a Etanol (E100) e Gasolina (E22), são medidas possíveis de serem implantadas. Os sistemas mais modernos já estão preparados para estas mudanças, como será apresentado neste trabalho, restando apenas a calibração dos parâmetros de funcionamento das diagnoses.
O presente trabalho visa mostrar a possibilidade de evolução da normativa OBDBr-2, demonstrando que é oportuno caminhar na mesma direção dos mais exigentes padrões internacionais visando um futuro alinhamento das normativas, mesmo levando-se em consideração os fatores complicadores da tecnologia Flex Fuel. A redução dos limites de emissões OBDBr-2 seguindo a tendência de redução daqueles das emissões de escapamento e levando-se em consideração possíveis alterações nos fatores de deterioração (Durabilidade de 80000km para 120000km ou 160000km), a criação de um limite para os óxidos de nitrogênio (NOx) para a diagnose do catalisador que conta apenas com o limite para hidrocarbonetos (NMHC), e a obrigatoriedade de se manter as diagnoses ativas em qualquer relação Ar/Combustível e não apenas nas relações correspondentes a Etanol (E100) e Gasolina (E22), são medidas possíveis de serem implantadas. Os sistemas mais modernos já estão preparados para estas mudanças, como será apresentado neste trabalho, restando apenas a calibração dos parâmetros de funcionamento das diagnoses.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/engpro-simea-PAP12
Referências bibliográficas
- [1]
Como citar:
Duque, Oscar Javier; Jr., Guido Roewer; Furlan, Paolo; "DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2", p-70-88.
In: In Anais do XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva — SIMEA 2013.
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577592,
DOI 10.5151/engpro-simea-PAP12
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TY - CONF T1 - DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2 JO - Blucher Engineering Proceedings VL - 1 IS - 1 SP - 70 EP - 88 PY - 2014 T2 - XXI Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva AU - , , SN - 23577592 DO - http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea-PAP12 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/diagnoses-de-bordo-possveis-rumos-da-evoluo-do-obdbr-2-8873 KW - ER -
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Oscar Javier Duque, Guido Roewer Jr., Paolo Furlan, DIAGNOSES DE BORDO: POSSÍVEIS RUMOS DA EVOLUÇÃO DO OBDBR-2, Blucher Engineering Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 70-88, ISSN 23577592, http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea-PAP12 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/diagnoses-de-bordo-possveis-rumos-da-evoluo-do-obdbr-2-8873) Palavras-chave:: ;