CONGIC 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design na escola: criação de fichas de atividades baseadas em design para professores do ensino básico

Design at school: creating design-based activity sheets for basic education teachers

Mahet, Juan Pablo ; Mello, Clara ; Correia, Felipe ; Martins, Bianca ;

CONGIC 2025:

Este artigo apresenta o desenvolvimento inicial de fichas digitais de atividades baseadas em design e pensamento projetual, destinadas a compor um catálogo digital voltado a professores do ensino básico. A iniciativa parte das experiências do Núcleo Design & Escola da ESDI/UERJ. Estruturadas pelo modelo do duplo diamante, as atividades buscam oferecer aos docentes novas estratégias didáticas. A primeira fase do projeto envolveu a definição da estrutura do site e a prototipagem das fichas digitais. Testes internos apontaram a necessidade de ajustes no layout e na apresentação dos conteúdos, ressaltando a importância da usabilidade e da interatividade no design da informação.

CONGIC 2025:

This article presents the initial development of digital activity sheets based on design and design thinking, intended to make up a digital catalog aimed at elementary school teachers. The initiative stems from the experiences of the Design & School Center at ESDI/UERJ. Structured around the double diamond model, the activities aim to offer teachers new teaching strategies. The first phase of the project involved defining the structure of the site and prototyping the digital forms. Internal tests indicated the need for adjustments to the layout and presentation of the content, highlighting the importance of usability and interactivity in information design.

Palavras-chave: educação básica, pensamento projetual, design, ensino-aprendizagem, duplo diamante,

Palavras-chave: basic education, design thinking, design, teaching and learning, double diamond,

DOI: 10.5151/cidi2025-1091712

Referências bibliográficas
  • [1] Sacchettin, P. (2021). De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas. ARS (São Paulo), 19(42), 691-739. [https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185248/176550](https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/185248/176550)
  • [2] IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2019). Pesquisa Nacional de Saúde 2019. Rio de Janeiro: IBGE.
  • [3] Norman, D. (2023). Design for a better world: meaningful, sustainable, humanity-centered. Cambridge: MIT Press, 202
  • [4] Pölönen, M., Salmimaa, M., & Takatalo, J. (2013). Enhancing accessibility in virtual environments with advanced multimodal interaction. Universal Access in the Information Society, 12(2), 245-255.
  • [5] Sobral, S. R., & Jorge, J. A. (2018). Towards accessible immersive environments. Procedia Computer Science, 138, 204-211.
  • [6] Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2020). NBR 9050:2020 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro: ABNT.
  • [7] Manzini, E. J. (2005). Inclusão e acessibilidade. Revista da Sobama, 10(1), 31–36. [https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Inclus%C3%A3o-e-Acessibilidade.pdf](https://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/Inclus%C3%A3o-e-Acessibilidade.pdf)
  • [8] Hersh, M. A. (2010). The design and evaluation of assistive technology products and devices part 1: Assistive technology design. Applied Ergonomics, 41(6), 827-836. [https://eprints.gla.ac.uk/46390/](https://eprints.gla.ac.uk/46390/)
  • [9] Kopper, R., Ni, T., Bowman, D. A., & Pinho, M. S. (2006). Design and evaluation of navigation techniques for multiscale virtual environments. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, 12(6), 1277-1284.
  • [10] IBRAM – Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Instituto Brasileiro de Museus. (2021). Relatório de resultados 2021: Brasil Ferramenta de autodiagnóstico de acessibilidade para museus. IBRAM.
  • [11] Alves, C. A. (2021). E se experimentássemos mais?: contribuições não técnicas de acessibilidade em espaços culturais. Curitiba: Appris.
Como citar:

Mahet, Juan Pablo; Mello, Clara; Correia, Felipe; Martins, Bianca; "Design na escola: criação de fichas de atividades baseadas em design para professores do ensino básico", p. 2353-2360 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1091712

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações