Dezembro 2020 vol. 8 num. 5 - Colóquio Internacional de Design 2020

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Design Gráfico para a Terceira Idade: AnáliseTipográfica dos Materiais Didáticos daUNITI/UFMA

Graphic Design for the Elderly: Typographic Analysis of Didactic Materials atUNITI/UFMA

Marques, Arthur José Silva ; Furtado, Cassia Cordeiro ; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque ;

Artigo completo:

A presente pesquisa analisa as tipografias usadas nos materiais didáticos da Universidade Integradada Terceira Idade – UNITI/UFMA. Esta dividiu-se em três fases, na primeira realizou-se a aplicação deum questionário semiestruturado para gerar o perfil socioeconômico dos discentes e conhecer osproblemas visuais que acometem os mesmos. A segunda fase, a análise tipográfica, coletou-se 07(sete) artefatos usados no ensino dos idosos, para identificar as tipografias usadas nestes materiais.Com a análise, foi possível catalogar os tipos e selecionar aqueles mais usuais. Assim, foramagrupados por suas características tipográficas em 03 (três) grupos, sendo eles: Serifados, Sem Serifae Manuscritos. A terceira fase, foi o teste de leitura, onde foram testados os tipos catalogados naetapa anterior. Nesta etapa, participaram 36 (trinta e seis) discentes, que foram separados em 03(três) grupos. Cada grupo realizou o teste com um grupo tipográfico. Assim, foi possível ranquear ostipos que foram melhor/pior lidos pelos discentes e também pela opinião dos mesmos sobre os tipos,além, de identificar os erros cometidos. Por fim, foi possível formular hipóteses quanto àscaracterísticas tipográficas que melhoram a distinção e identificação dos tipos por discentes daterceira idade.

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This research analyzes the typography used in the teaching materials of the Integrated University ofthe Third Age - UNITI / UFMA. This was divided into three phases, in the first a semi-structuredquestionnaire was applied to generate the socioeconomic profile of the students and to know thevisual problems that affect them. The second phase, the typographic analysis, collected 07 (seven)artifacts used in teaching the elderly, to identify the typographies used in these materials. With theanalysis, it was possible to catalog the types and select the ones that were most common. Thus, theywere grouped by their typographic characteristics in 03 (three) groups, being: Serif, Sans Serif andManuscript. The third phase was the reading test, where the types cataloged in the previous stepwere used. In this stage, 36 (thirty-six) volunteers participated, who were separated into 03 (three)groups. Each group performed the test with a typographic group. With the test it was possible to rankthe types that were best / worst read by the students and also by their opinion about the types, inaddition to identifying the mistakes made. Finally, it was possible to formulate hypotheses regardingthe typographic characteristics that improve the distinction and identification of types by students ofthe third age

Palavras-chave: Design Gráfico; Educação; Tipografia; Materiais Didáticos; Terceira Idade,

Palavras-chave: Graphic Design; Education; Typographic; Didactic Materials; Elderly,

DOI: 10.5151/cid2020-48

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Como citar:

Marques, Arthur José Silva; Furtado, Cassia Cordeiro; Campos, Lívia Flávia de Albuquerque; "Design Gráfico para a Terceira Idade: AnáliseTipográfica dos Materiais Didáticos daUNITI/UFMA", p. 613-624 . In: Anais do Colóquio Internacional de Design 2020. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cid2020-48

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