Poster - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESIGN E INTERFACES DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE INSPEÇÃO POR MEIO DO GADI NO SITE METAPIX

DESIGN AND DIGITAL INTERFACES: A GADI INSPECTION ANALYSIS ON THE METAPIX SITE

Rodrigues, Paula ; Correia, Rafaela ; , ;

Poster:

Com a disseminação da internet o campo de atuação da educação online vem consolidando o seu papel no cenário brasileiro. O acesso ao conhecimento vem ganhando cada vez mais espaço devido aos avanços tecnológicos, aliado a disseminação de ferramentas de informação e comunicação, contribuindo para a democratização dos processos de ensino-aprendizagem e de auto formação, com o intuito de garantir qualidade e abrangência dos conteúdos. A partir do uso de interfaces digitais e de recursos midiáticos nesses ambientes é possível observar uma crescente difusão e propagação do conhecimento por meio da produção de cursos online que integram múltiplas mídias, linguagens e recursos. Este artigo analisa a plataforma de ensino de design Metapix, à luz do Guia para Análise do Design de Interface (GADI) de Portugal (2004), com o objetivo de realizar uma inspeção no curso de Design de Superfície e Estamparia, oferecido pelo site Metapix.

Poster:

With the dissemination of the internet, the field of online education has consolidated its role in the Brazilian scenario. Access to knowledge has been gaining more and more space due to technological advances, together with the dissemination of information and communication tools, contributing to the democratization of teaching and learning processes and self-training in order to guarantee quality and comprehensiveness of content. From the use of digital interfaces and media resources in these environments it is possible to observe a growing diffusion and propagation of knowledge through the production of online courses that integrate multiple media, languages and resources. This article analyzes the teaching platform of Design Metapix in the light of the Guide to Analysis of Interface Design (GADI) of Portugal (2004), with the objective of conducting an inspection in the Course of Design of Surface and Stamping, offered by the site Metapix.

Palavras-chave: Interface Digital, GADI, Educação Online,

Palavras-chave: Digital Interface, GADI, Online Education,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0055

Referências bibliográficas
  • [1] BONSIEPE, G. (2015). Design: do material ao digital. São Paulo: Blucher.
  • [2] BRASIL, Lei 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília/DF, 2006.
  • [3] FILATRO, Andréa. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008.
  • [4] LINDERMANN, Helena. Os sistemas do futuro e seus aspectos ergonômicos. In: Boletim DC. Porto Alegre, vol. 4, n.1, jan., 1983.
  • [5] PORTUGAL, C. Design como interface de comunicação para ambientes de aprendizado mediados pela internet. Dissertação de Mestrado não publicada, Departamento de Artes & Design. Pontificia Universidade Católica do Rio de Janeiro, BR, 2004.
  • [6] RAMOS, D. K. Cursos on-line: planejamento e organização. Florianópolis: UFSC, 2010.
  • [7] SILVA, C. R. de O. Avaliação de Sistemas de Hipermídia Pedagógica na Perspectiva da Ergopedagogia. In: PEREIRA, A. T. C.; SANTOS, N. dos; ULBRICHT, V. R. Ambientes Hipermediáticos: volume 1. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. cap. 2, p. 23-36.
  • [8] TAROUCO, Liane M. R. Alfabetização visual para a redução da sobrecarga cognitiva em material educativo digital. In: PEREIRA, A. T. C.; SANTOS, N. dos; ULBRICHT, V. R. Ambientes Hipermediáticos: volume 1. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2006. cap. 2, p. 37-4
Como citar:

Rodrigues, Paula; Correia, Rafaela; , ; "DESIGN E INTERFACES DIGITAIS: UMA ANÁLISE DE INSPEÇÃO POR MEIO DO GADI NO SITE METAPIX", p. 554-559 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0055

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações