CIDI 2025 - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Design de personagens étnicos: proposta de um modelo participativo

Diseño de personajes étnicos: propuesta de un modelo participativo

Araujo, João Francisco Maués ; Menegazzi, Douglas ;

CIDI 2025:

Este artigo aborda uma lacuna metodológica na representação étnica de personagens em mídias como livros, animações e jogos, principalmente quando os ilustradores não compartilham a mesma etnia dos personagens representados. A partir de uma revisão da literatura, foram identificadas duas abordagens principais: (1) a participação direta de grupos representados, seja como especialistas consultados pontualmente ou colaboradores integrais do projeto, e a participação indireta (2), por meio de pesquisas e estudos culturais sistematizados. Com base nessas abordagens, foi tomado por objetivo a proposição de um modelo, sua testagem e implementação na criação de personagens indígenas para a antologia Amazofuturo. Como resultado, o modelo foi sistematizado em um fluxograma, visando orientar designers, ilustradores e demais profissionais na produção de representações mais autênticas e culturalmente precisas.

CIDI 2025:

"This paper addresses a methodological gap in the ethnic representation of characters in media, such as books, animations, and games, particularly when illustrators do not share the same ethnicity as the characters they depict. A literature review identified two main approaches: (1) direct participation of represented groups, either as consultants providing occasional expertise or as integral collaborators in the project, and (2) indirect participation through systematic cultural research and studies. Based on these approaches, the objective was to propose a model, test it, and implement it to create Indigenous characters for the Amazofuturo anthology. The resulting model is presented as a flowchart to guide designers, illustrators, and related professionals in producing more authentic and culturally accurate representations."

Palavras-chave: design de personagens, arte conceitual, design participativo, ilustração, representatividade,

Palavras-chave: diseño de personajes, arte conceptual, diseño participativo, ilustración, representatividad,

DOI: 10.5151/cidi2025-1090458

Referências bibliográficas
  • [1] Adukia, A., Eble, A., Harrison, E., Runesha, H. B., & Szasz, T. (2023). What we teach about race and gender: Representation in images and text of children’s books. The Quarterly Journal of Economics, 138(4), 2225-2285.
  • [2] Araujo, J. F. M. (2022). Design de personagens étnicos para projeto editorial: O caso do ""Amazofuturo"" (Trabalho de Conclusão de Curso). Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC.
  • [3] Biavatti, Cidiclei Alcione. et al. De Caminha a Zé Carioca: invisibilidade, apagamento e silenciamento da identidade cultural indígena (2020). Revista Tellus. Campo Grande - MS, ano 20, n. 42, p. 59-79, maio/ago.
  • [4] Dalbeto, L., & Oliveira, A. P. (2015). Oh my goddess: Anthropological thoughts on the representation of Marvel’s Storm and the legacy of Black women in comics. The Comics Grid: Journal of Comics Scholarship, 4(1).
  • [5] De Bruijn, Y., Emmen, R. A. G., & Mesman, J. (2021). Ethnic diversity in children’s books in the Netherlands. Early Childhood Education Journal, 49(1), 413-424.
  • [6] Ferreira, A. J. (2006). Formação de Professores Raça/Etnia: Reflexões e Sugestões de Materiais de Ensino em Português e Inglês. Cascavel: Coluna do Saber.
  • [7] Filho, J. R. S., Machado, L. R. M., Junior, N. A. C., Franco, A. O. R., & Maia, J. G. R. (2016). Character design: A new process and its application in a trading card game. In Anais do XV SBGames (pp. [inserir páginas, se disponível]). São Paulo, Brasil.
  • [8] Golos, D. B., & Moses, A. M. (2011). Representations of Deaf characters in children's picture books. American Annals of the Deaf, 156(3), 270-282.
  • [9] Hu, J., Li, M., Lu, Z., & Huang, L. (2021). The research on cartoon image design and application of main characters in The Legend of the White Snake. E3S Web of Conferences, 236, 05061.
  • [10] Laboy, L., Elrod, R., Aronson, K., & Kester, B. (2022). Room for improvement: Picture books featuring BIPOC characters, 2015–2020. Publishing Research Quarterly. Advance online publication.
  • [11] Liu, C. (2022). The Chinese and American elements of the Disney movie Mulan from the cross-cultural perspective. Journal of Education and Educational Research, 1(1), 99-102.
  • [12] Moeller, R. A., & Becnel, K. (2018). Drawing diversity: Representations of race in graphic novels for young adults. School Library Research, 21.
  • [13] Nikolajeva, M., & Scott, C. (2011). Livro ilustrado: Palavras e imagens. São Paulo: Cosac Naify.
  • [14] PIETRO, R. “Amazofuturismo: A ficção científica ganha o amazofuturismo”. Amazofuturismo. S.d. Disponível em: https://amazofuturismo.com.br/.
  • [15] Rambo, C. (2007). Sketching as autoethnographic practice. Symbolic Interaction, 30(4), 531-531.
  • [16] Sattayasai, P., Jiang, P., & Tanaka, T. (2023). Cultural parameters of character design – a proposal of cross-cultural character design procedure for visual perception achievement. International Journal of Asia Digital Art and Design, 27(1), 1-10.
  • [17] Seegmiller, D. (2004). Digital character design and painting: The Photoshop CS edition. Hingham, Massachusetts: Charles River Media.
  • [18] Silva, P. V. B., & Araújo, D. C. (2011). Educação em Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial. Linhas Críticas, Brasília - DF, v. 17, n. 34, p. 483-505, set./dez.
  • [19] Tang, H., & Gong, X. (2021). A study of the inherited relations between classical mythology and the making of Chinese animation films. Advances in Applied Sociology, 11, 415–429.
  • [20] Takahashi, P. K., & Andreo, M. C. (2011). Desenvolvimento de Concept Art para Personagens. SBC - Proceedings of SBGames 2011.
  • [21] Yuly, A. R., & Asdam, L. H. (2019). Application of the Seegmiller-Tillman combination method for character design of capability test games. In 2019 2nd International Conference of Computer and Informatics Engineering (IC2IE) (pp. 122-125). Banyuwangi, Indonesia.
  • [22] Yumarnamto, M., Widyaningrum, A. Y., & Prijambodo, V. L. (2020). Identity and imagined communities in English textbooks illustrations. LEARN Journal: Language Education and Acquisition Research Network Journal, 13(2), 354.
  • [23] Zhang, Y., Ding, Q., & Shen, D. (2020). Character design of somatic game from perspective of intangible heritage digital protection. Journal of Physics: Conference Series, 1584(1), 012053.
  • [24] Zuin, L. (2019). Amazofuturismo e cyberagreste por uma nova ficção científica brasileira. Blogosfera.
Como citar:

Araujo, João Francisco Maués; Menegazzi, Douglas; "Design de personagens étnicos: proposta de um modelo participativo", p. 533-550 . In: . São Paulo: Blucher, 2025.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2025-1090458

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações