Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

DESIGN DE LIVROS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A CRIANÇAS SURDAS

DESIGN OF BOOKS WITH SIGN LANGUAGE AS AID FOR DEAF CHILDREN TO LEARN PORTUGUESE

Crenzel, Silvina Ruth; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre; , ;

Artigo Completo:

Neste artigo apresentamos resultados obtidos ao longo de uma extensa pesquisa junto a crianças surdas utilizando livros digitais com ilustrações coloridas, recursos animados, texto verbal e vídeos com tradução a libras como suporte para o ensino de português a esse público. As descobertas resultantes do trabalho realizado poderão subsidiar a criação de narrativas lúdicas, materiais didáticos e paradidáticos para crianças e jovens nos mais diversos estágios de desenvolvimento linguístico auxiliando-as a ampliarem seus repertórios de conceitos sígnicos verbais e não verbais e, assim, colaborar em sua inserção na sociedade como cidadãos plenos.

Artigo Completo:

This paper brings the outcome of a long length research conducted with deaf children using digital narratives with colorful illustrations, animations, verbal text and videos translating the linguistic content to sign language. The goal was to find a way to aid these children learn Portuguese, which is their second language, being LIBRAS (Brazilian Sign Language), their main means of communication. The results may subsidize the creation of new literary narratives and educational materials that can help these children broaden their signs repertoire, both verbal and non verbal,, and, thus, enhance their chances of inclusion in society.

Palavras-chave: Animação, LIBRAS, Livro digital,

Palavras-chave: Animation, Sign language, Digital, E-book,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0061

Referências bibliográficas
  • [1] ABRAHAMS, M.H. A glossary of literary terms. Fort Worth: Harcourt Brace College, 2000.
  • [2] ALVES, E.de O. O Ensino de Língua Portuguesa para Surdos e a Narrativa em Libras. Disponível em < https://www.youtube.com/ watch?v=Q2oG7sRxcvI> Acesso em 15/12/2014
  • [3] BROOKSHIRE, J.; SCHARFF, L. F. V.; MOSES, L. E. The Influence of Illustrations on Children‘s Book Preferences and Comprehension. Reading Psychology. v.23, Is. 4, 2002, p. 32
  • [4] CAMARGO, L. A relação entre imagem e texto na ilustração de poesia infantil. 1995. Disponível em:. Acesso em: 5 abril. 2007.
  • [5] CRENZEL. S. R.. A ilustração infantil como recurso narrativo - Influência das imagens na leitura de histórias por crianças. Tese de doutorado. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Departamento de Artes e Design.2009
  • [6] FERREIRO, E. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever, São Paulo, Cortez, 2002.
  • [7] FOX, M. VIVAS, J. Guilherme Augusto Araújo Fernandes, DVD com vídeos em Libras. São Paulo. Brinquebook, 2002.
  • [8] HAUGLAND, S.; WRIGHT, J. Young children and technology, a world of discovery. New York: Allyn, 1997.
  • [9] INTERNATIONAL CHILDREN'S DIGITAL LIBRARY, ICDL. Universidade de Maryland. Disponível em:
  • [10] JONG, M. T. Where Did Mister Owl Take Us? are multimedia stories a barrier or walking frame for preschoolers on their way to literacy? KNAW Academy Colloquium. How media can contribute to early literacy. Annals. Amsterdam: Jun.2006.
  • [11] JONG, M. T.; BUS, A. G. The efficacy of electronic books in fostering kindergarten children`s emergent story understanding. Reading Research Quarterly, n.38. 2004, p. 378 – 393.
  • [12] KORAT O.; SHAMIR, A. Do Hebrew Electronic Books Differ from Dutch Electronic Books? A Replication of A Dutch Content Analysis. Journal of Computer Assisted Learning.2004, n.20,p.257–268.
  • [13] KORAT, O. Effects of Multimedia Storybooks on Children's Emergent Literacy In: Low-Versus Middle Income Groups In Israel. KNAW Academy Colloquium. How media can contribute to early literacy…Annals. Amsterdam, Jun.2006.
  • [14] SHULEVITZ, U. Writing with pictures: how to write and illustrate children’s books. New York: Watson-Guptill, 1985.
Como citar:

Crenzel, Silvina Ruth; Zandomeneghi, Ana Lucia Alexandre; , ; "DESIGN DE LIVROS EM LIBRAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS A CRIANÇAS SURDAS", p. 616-631 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0061

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações