Setembro 2025 vol. 13 num. 1 - 12º Congresso Internacional de Design da Informação
CIDI 2025 - Open Access.
Design de bandeiras: um experimento pedagógico de semiótica aplicada ao design
Flag design: a pedagogical experiment in semiotics applied to design
Rodrigues, Carlos Delano ; Silva, Priscila Andrade ;
CIDI 2025:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma experiência pedagógica aplicada em uma disciplina do bacharelado em Design da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), que envolve um experimento de design de bandeiras para bairros da cidade de São Luís, Maranhão. A proposta é fundamentada nos estudos de Roman Mars e Joaquim Redig, cujas contribuições são discutidas e relacionadas ao longo do texto. O trabalho adota a metodologia de estudo de caso, e analisa algumas soluções desenvolvidas por estudantes que cursaram a disciplina. Os resultados apontam que a experiência foi eficaz para transmitir e fundamentar conhecimentos essenciais à prática profissional do Design de Informação.
CIDI 2025:
"This paper presents a reflection on a pedagogical experience applied to a discipline of the Bachelor's Degree in Design at the Federal University of Maranhão (UFMA), which involves an experiment in designing flags for neighborhoods in the city of São Luís, Maranhão. The proposal is based on the studies of Roman Mars and Joaquim Redig, whose contributions are discussed and related throughout the text. The work adopts the case study methodology and analyzes some solutions developed by students who took the discipline. The results indicate that the experience was effective in transmitting and substantiating essential knowledge for the professional practice of Information Design."
Palavras-chave: semiótica, bandeira, ensino, identidade visual,
Palavras-chave: semiotics, flag, teaching, visual identity,
DOI: 10.5151/cidi2025-1091639
Referências bibliográficas
- [1] AIGA. (2012). 99% Invisible: Roman Mars. Design Envy. Disponível em: https://web.archive.org/web/20140221222141/http://designenvy.aiga.org/99-invisible-roman- mars/
- [2] Dondis, D. A. (2000). Sintaxe da linguagem visual. São Paulo. Editora Martins Fontes.
- [3] Freire, P. (2016). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e terra, Rio de Janeiro.
- [4] Kaye, T. (2006). Good flag, bad flag. North American Vexillological Association. Disponível em: http://www.nava.org/Flag%20Design/GFBF/GFBF_Final_Web.pdf
- [5] Mars, R. (2015, Março). Why city flags may be the worst-designed thing you’ve never noticed
- [6] [Video]. TED Conferences. Disponível em:https://www.ted.com/talks/roman_mars_why_city_flags_may_be_the_worst_designed_thing _you_ve_never_noticed
- [7] Mars, R. (2016, Fevereiro 22). Vexillology revisited: Fixing the worst civic flag designs in
- [8] America. 99% Invisible. Disponível em: https://99percentinvisible.org/article/vexillology-revisited-fixing-worst-civic-flag-designs-america/
- [9] 99% Invisible. (n.d.). About the show. Disponível em: https://99percentinvisible.org/about/the-show/
- [10] Niemeyer, L. (2009). Elementos de semiótica aplicados ao design. Rio de Janeiro: Ed 2AB.
- [11] Peirce, C. S. (2000). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.
- [12] Smith, W. (1999). American perspectives on heraldry and vexillology. The Raven, 6, 41–53. Disponível em: https://www.pdcnet.org/raven/content/raven_1999_0006_0041_0053
- [13] C. D. Rodrigues & P. Andrade-Silva | Design de bandeiras: um experimento pedagógico de semiótica aplicada ao design | 14
- [14] Redig, J. (2009). Nossa Bandeira: formação, usos, funcionalidade. Fraiha, Rio de Janeiro.
- [15] Santaella, L. (2005). O que é semiótica. São Paulo: Ed brasiliense.
- [16] Yin, R. k. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman.
Como citar:
Rodrigues, Carlos Delano; Silva, Priscila Andrade; "Design de bandeiras: um experimento pedagógico de semiótica aplicada ao design", p. 740-753 . In: .
São Paulo: Blucher,
2025.
ISSN 2318-6968,
DOI 10.5151/cidi2025-1091639
últimos 30 dias | último ano | desde a publicação
downloads
visualizações
indexações